Cerrado Mineiro registra atraso no início da colheita de café e têm problemas com grãos miúdos nessa primeira etapa dos trabalhos

Publicado em 17/07/2015 13:00
Cerrado Mineiro registra atraso no início da colheita de café e têm problemas com grãos miúdos nessa primeira etapa dos trabalhos
 

No Cerrado Mineiro, a colheita do café segue atrasada e os grãos miúdos são a maior preocupação para o cafeicultor. No ano passado, neste mesmo período, a região registrava uma colheita com cerca de 160 mil sacas, porém, esta a colheita caminha com pouco mais de 55 mil sacas, um terço do total esperado.
 
Para o trader, Joel Souza Borges da Expocaccer, o atraso foi no período de maturação das plantas. “Os produtores estão reclamando que o grão está muito apegado à planta, e mesmo o cerejão continua firme no pé. A última florada em novembro, ainda não atingiu o tempo para colheita e, para piorar, temos em uma mesma planta o café verde, o maduro e o que já está caindo no chão”, explica Souza.
 
Com isso, o complicador maior para o produtor passa ser na qualidade da bebida. Segundo ele, a cultura da região do Cerrado Mineiro é reconhecida pela qualidade e por realizar vendas futuras, mesmo sem passar pelo maquinário. “Porém, este ano a peneira está baixa por conta do grão miúdo”, conta.
 
Diante desse cenário, o Departamento de Pesquisa da Expocaccer, prevê uma quebra de produção em cerca de 25% em relação a safra anterior. “Em termos de volume, essa região do Cerrado recebeu no ano passado 1,3 milhões de sacas e a previsão para 2015 é de 1 milhão”, revela Souza.
 
A colheita do café segue até o final do mês de setembro e, segundo o trader, os preços giram em torno de R$ 440,00 a saca. “O mercado ainda não está reagindo, ainda não assimilou essa quebra na produção e talvez nas próximas semanas possa ocorrer um leve aumento no preço da saca”, finaliza.

 


 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário