Colheita do Conilon na região de São Gabriel da Palha - ES está praticamente encerrada e quebra na safra deve ser superior a 35%

Publicado em 20/07/2015 13:49
Colheita do Conilon na região de São Gabriel da Palha - ES está praticamente encerrada e quebra na safra deve ser superior a 35%

Na região de São Gabriel da Palha (ES), a colheita do café Conillon está praticamente encerrada, restando cerca de 3%. Infelizmente nessa região, a média de quebra pode atingir 40%, o dobro do previsto para a safra este ano.
 
Para Edmilson Calegari, gerente comercial da COOABRIEL, a quebra é devido ao longo período de estiagem que ocorreu justamente na formação dos grãos, prejudicando grande parte da plantação. “Alguns cafeicultores relatam uma quebra ainda maior, chegando a 70%.
Ocorreu muito frio também no período da florada do café e isso consequentemente prejudicou a produção, afetando o café cereja também”, conta.
 
Diante disso, a quantidade de sacos para produzir a mesma quantidade do café beneficiado aumentou de 4 para 5. “No final das contas, nossa projeção de quebra que era de 20%, foi para 40% no estado todo”, revela.
 
Com isso, a previsão da colheita que era de 10 milhões de sacas de café, caiu para 7 milhões e segundo o gerente, haverá falta do café Conillon no mercado. “O previsto para a Cooperativa receber nesta safra, era equivalente a 1,1 milhões de sacas de café, mas vamos receber cerca de 900 mil sacas”, relata o gerente.
 
Já os preços, reagiram no mercado. Calegari explica que no ano passado, a saca do café girava em torno de R$ 230,00. Este ano os preços subiram e estão ao redor dos R$ 290,00 a saca.
 
Entretanto, a qualidade do grão não será afetada. “Os grãos em termos de qualidade estão como os do ano passado. Apenas o tamanho é que está menor, mas a qualidade segue da mesma forma”, afirma o gerente.


 

 
 
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário