Dos 180 mil ha cultivados no Cerrado Mineiro, 80 mil pertencem a cooperados da Cooxupé. Com a feira, objetivo é facilitar acesso às tecnologias

Publicado em 06/04/2016 09:55
Com lavouras automatizadas do plantio a colheita, produtor deve procurar novas tecnologias para reduzir custo de produção e melhorar desempenho das lavouras

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé) realiza sua primeira Feira de Máquinas e Implementos Agrícola do Cerrado mineiro, entre os dias 6 e 7 de abril, no município de Coromandel.

Atualmente o cerrado é responsável por 25,4% da produção de café de Minas Gerais e 12,7% em nível nacional. São 180 mil hectares de café cultivados na região, sendo 80 mil correspondem a cooperados da Cooxupé.

A região se destaca pela produção de café de qualidade e altamente tecnificado. De acordo com o gerente da Filial da Cooxupé em Coromandel, José Vitor Cunha, a característica pouco acidentada dos terrenos permite que a agricultura seja praticamente toda mecanizada, ao contrário do que ocorre no sul de Minas.

"Por isso estamos trazendo a Feira para o Cerrado, para atender a necessidade dos nossos cooperados desta região. Além disso, essas condições comerciais de troca de café, com juros de 8,75%, facilita o cafeicultor a aderirem novas tecnologias", ressalta Cunha.

A Feira do Cerrado contará com 63 estandes e 50 expositores, além de praça de alimentação.

Safra 2016/17

A colheita do café arábica no Cerrado Mineiro deve começar nos próximos dias, e a produtividade deve ficar dentro do esperado. Segundo Cunha, "apesar da seca forte, as lavouras corresponderam, e a expectativa é de colher um pouco mais que no ano passado", explica.

A região também se sobressai na produção de cafés diferenciados, com uma produção de 102 mil hectares certificados.

Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário