Dos 180 mil ha cultivados no Cerrado Mineiro, 80 mil pertencem a cooperados da Cooxupé. Com a feira, objetivo é facilitar acesso às tecnologias

Publicado em 06/04/2016 09:55
Com lavouras automatizadas do plantio a colheita, produtor deve procurar novas tecnologias para reduzir custo de produção e melhorar desempenho das lavouras

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé) realiza sua primeira Feira de Máquinas e Implementos Agrícola do Cerrado mineiro, entre os dias 6 e 7 de abril, no município de Coromandel.

Atualmente o cerrado é responsável por 25,4% da produção de café de Minas Gerais e 12,7% em nível nacional. São 180 mil hectares de café cultivados na região, sendo 80 mil correspondem a cooperados da Cooxupé.

A região se destaca pela produção de café de qualidade e altamente tecnificado. De acordo com o gerente da Filial da Cooxupé em Coromandel, José Vitor Cunha, a característica pouco acidentada dos terrenos permite que a agricultura seja praticamente toda mecanizada, ao contrário do que ocorre no sul de Minas.

"Por isso estamos trazendo a Feira para o Cerrado, para atender a necessidade dos nossos cooperados desta região. Além disso, essas condições comerciais de troca de café, com juros de 8,75%, facilita o cafeicultor a aderirem novas tecnologias", ressalta Cunha.

A Feira do Cerrado contará com 63 estandes e 50 expositores, além de praça de alimentação.

Safra 2016/17

A colheita do café arábica no Cerrado Mineiro deve começar nos próximos dias, e a produtividade deve ficar dentro do esperado. Segundo Cunha, "apesar da seca forte, as lavouras corresponderam, e a expectativa é de colher um pouco mais que no ano passado", explica.

A região também se sobressai na produção de cafés diferenciados, com uma produção de 102 mil hectares certificados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário