Dos 180 mil ha cultivados no Cerrado Mineiro, 80 mil pertencem a cooperados da Cooxupé. Com a feira, objetivo é facilitar acesso às tecnologias
A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé) realiza sua primeira Feira de Máquinas e Implementos Agrícola do Cerrado mineiro, entre os dias 6 e 7 de abril, no município de Coromandel.
Atualmente o cerrado é responsável por 25,4% da produção de café de Minas Gerais e 12,7% em nível nacional. São 180 mil hectares de café cultivados na região, sendo 80 mil correspondem a cooperados da Cooxupé.
A região se destaca pela produção de café de qualidade e altamente tecnificado. De acordo com o gerente da Filial da Cooxupé em Coromandel, José Vitor Cunha, a característica pouco acidentada dos terrenos permite que a agricultura seja praticamente toda mecanizada, ao contrário do que ocorre no sul de Minas.
"Por isso estamos trazendo a Feira para o Cerrado, para atender a necessidade dos nossos cooperados desta região. Além disso, essas condições comerciais de troca de café, com juros de 8,75%, facilita o cafeicultor a aderirem novas tecnologias", ressalta Cunha.
A Feira do Cerrado contará com 63 estandes e 50 expositores, além de praça de alimentação.
Safra 2016/17
A colheita do café arábica no Cerrado Mineiro deve começar nos próximos dias, e a produtividade deve ficar dentro do esperado. Segundo Cunha, "apesar da seca forte, as lavouras corresponderam, e a expectativa é de colher um pouco mais que no ano passado", explica.
A região também se sobressai na produção de cafés diferenciados, com uma produção de 102 mil hectares certificados.
0 comentário
Operação conjunta apreende mais de 82 mil quilos de produtos irregulares relacionados à produção de café torrado
Café arábica: o grão que domina o mercado premium e responde por mais de 60% da produção mundial
Café fecha a semana em forte baixa com avanço da colheita e pressão sobre as bolsas
Como o Café Monthal está ajudando a reposicionar o café do Rio de Janeiro
Café sobe forte nesta 5ª nas bolsas, com chuva no Brasil e mercado volta a temer atraso na colheita
Café abre em queda nas bolsas, mas avanço da colheita no Brasil e preocupação com produtividade mantêm mercado atento