Dos 180 mil ha cultivados no Cerrado Mineiro, 80 mil pertencem a cooperados da Cooxupé. Com a feira, objetivo é facilitar acesso às tecnologias
A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé) realiza sua primeira Feira de Máquinas e Implementos Agrícola do Cerrado mineiro, entre os dias 6 e 7 de abril, no município de Coromandel.
Atualmente o cerrado é responsável por 25,4% da produção de café de Minas Gerais e 12,7% em nível nacional. São 180 mil hectares de café cultivados na região, sendo 80 mil correspondem a cooperados da Cooxupé.
A região se destaca pela produção de café de qualidade e altamente tecnificado. De acordo com o gerente da Filial da Cooxupé em Coromandel, José Vitor Cunha, a característica pouco acidentada dos terrenos permite que a agricultura seja praticamente toda mecanizada, ao contrário do que ocorre no sul de Minas.
"Por isso estamos trazendo a Feira para o Cerrado, para atender a necessidade dos nossos cooperados desta região. Além disso, essas condições comerciais de troca de café, com juros de 8,75%, facilita o cafeicultor a aderirem novas tecnologias", ressalta Cunha.
A Feira do Cerrado contará com 63 estandes e 50 expositores, além de praça de alimentação.
Safra 2016/17
A colheita do café arábica no Cerrado Mineiro deve começar nos próximos dias, e a produtividade deve ficar dentro do esperado. Segundo Cunha, "apesar da seca forte, as lavouras corresponderam, e a expectativa é de colher um pouco mais que no ano passado", explica.
A região também se sobressai na produção de cafés diferenciados, com uma produção de 102 mil hectares certificados.
0 comentário
Mercado cafeeiro encerra sessão de 5ª feira (23) com arábica registrando um novo recorde de alta nos futuros
Preços do café passam a trabalhar com quedas moderadas no início da tarde desta 5ª feira (22)
Oferta limitada mantém os preços do café com ganhos moderados no início da manhã desta 5ª feira (23)
Preços do café continuam o movimento de valorização diante incertezas sobre a safra 2025/26
Preços do café seguem com altas de mais de 2% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 4ª feira (22)
Preços do café iniciam a 4ª feira (22) com ganhos moderados nas bolsas internacionais