Dia de Campo em Franca-SP apresenta novas variedades de café e propõe adensamento para as lavouras

Publicado em 18/05/2016 12:48
Objetivo é apresentar ao cafeicultor alternativas viáveis de aprimoramento da produção, com redução de custo e aumento da produtividade

A Fundação Procafé, em convênio com a Fundação do Café da Alta Mogiana, realizará em nesta quarta-feira (18), o Primeiro Dia de Campo na Fazenda Experimental de Franca (SP), a partir das 13h.

Com objetivo de aprimorar a produção cafeeira da Alta Mogiana, a Fundação apresentará novas variedades "com intuído de testar esses materiais nas condições climáticas da região", explica o pesquisador da Procafé, Marcelo Jordão.

Segundo o pesquisador, são cultivares resistentes a ferrugem, bicho mineiro e alternativas de tecnologia que visam maior potencial produtivo.

Contando com a Coorganização do IAC (Instituto Agronômico), apoio técnico e institucional da COCAPEC, o evento espera receber cerca de 1000 participantes para acompanhar o circuito técnico de pesquisa.

O evento também abordará questões de espaçamento e a relação com as variedades. "Temos pesquisas que testam o adesamento na linha de plantio, mostrando a superioridade produtiva quando se trabalha na faixa de meio metro entre plantas", destaca Jordão.

De acordo com ele, a menor insolação nas partes baixas reduz a produtividades nas plantas, no entanto, os estudos mostram que devido ao menor espaço entre elas é possível alocar um numero maior de pés por hectare, compensando a queda no rendimento.

"Os históricos de trabalho apontam um incremento médio de 10% a 15% na produção, quando se passa de 70 cm para 50 cm o espaçamento entre as plantas", explica Jordão.

Serão apresentadas também, tecnologias e ensaios envolvendo podas e condução de brotos, manejo de mato e melhoramento genético do cafeeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário