Desfolha acentuada dos cafezais pode reduzir em até 10 milhões de sacas a produção de café arábica na próxima safra

Publicado em 18/08/2016 18:37
Mais importante que uma florada antecipada que pode ocorrer com as chuvas dos próximos dias é a situação preocupante das lavouras, que estão desfolhadas e sem condições para garantir uma produtividade elevada na próxima safra
No Sul de Minas, a próxima safra de café arábica está ameaçada pela atual condição das lavouras. Desfolhadas, elas comprometem a  produtividade para a próxima safra. 

Para José Braz Matiello, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé de Varginha, na safra atual foram produzidas 36 milhões de sacas de café arábica. Já para o próximo ciclo deve haver uma redução de cerca de 30%. " Se fosse arriscar hoje, eu daria de 5 a 10 milhões de sacas a menos no arábica.As plantas estressaram muito com a condição climática. Alguns produtores já estão antecipando a poda", conta.

Uma chuva prevista para os próximos dias no sul de Minas, no entanto, mostra condições favoráveis para algumas lavouras, que estão com o ciclo de produção adiantado. Essa chuva pode gerar floradas que, se não encontrarem um constante tempo úmido e frio nos próximos 20 a 40 dias, possuem capacidade para um bom rendimento.

A falta de chuvas neste período, segundo Matiello, é até boa, pois a umidade favorece as doenças da floração e o abortamento.Nos meses anteriores, as chuvas favoreceram também o suprimento da umidade do solo e fizeram com que algumas regiões tivessem plantas menos estressadas do que nos anos anteriores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário