Maior florada dos últimos 10 anos produzirá menos café em 2017

Publicado em 17/10/2016 11:11
As flores apareceram por falta de folhas nos ramos. Quebra será acima de 20%

Embora visualmente a florada da safra comercial 2017/18 de café arábica mostre cafezais embranquecidos em todo o cinturão produtivo brasileiro, a realidade de produção deve ser outra.

Após as recentes chuvas cerca de 80% das lavouras - segundo levantamento da Fundação Procafé - receberam a florada, que muito se semelha, em volume, do ano safra 2007/2008. A produção por outro lado, deve cair 20% na temporada.

Conforme explica o jornalista, João Batista Olivi direto de São Pedro da União (MG), em consequência da seca prolongada muitas folhas caíram dando lugar, posteriormente, as flores.

Nessas condições "os pés de café entendem [após um longo período de estresse] que precisam se perpetuar para manter a espécie, por isso se enchem de flores", acrescenta o cafeicultor da região, Fernando Barbosa.

Por conta de deficiência nutricional e o elevado percentual de esquelatamento e recepa nesta safra, a expectativa dos produtores é de que grande parte da florada não terão condições de desenvolver o fruto.

"Boa parte dessa folhada não irá vingar justamente pela nutrição que as plantas precisam para dar sequência ao desenvolvimento dos frutos", explica Barbosa.

As precipitações registradas no último final de semana, por exemplo, já ocasionou a "queda de muitas flores", conforme conta Olivi.

Além disso, chuvas no período da florada podem, em determinadas ocasiões, murchar as flores, sendo suscetíveis a fungos e consequentemente menor produção.

Para Barbosa, as regiões de altitude podem ter um rendimento melhor, devido às condições de umidade, mas em geral, "de 100 flores, 50 cairão", estima.

E para completar analistas esperam que a safra 2017 do Brasil seja menor do que a atual safra, [terminada nas últimas semanas], devido ao ciclo bianual natural de produtividade.

Preços

As perspectivas para os preços são mais positivas. Com estoque baixo e a projeção de safra menor, a tendência é de que os preços do café se mantenham firmes.

Vale lembrar que a grande quebra na safra 2015/16 do robusta também poderá favorecer a demanda pelo arábica.

Porém, "com custos de produção elevados precisaríamos que os preços reajustassem de 30% a 40%, mas acho que será difícil chegar nesse patamar", diz Barbosa.

Na Reuters: Cinturão de café do Brasil entra em florada no início da safra 2017

SÃO PAULO (Reuters) - O Centro de Comércio do Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), uma das principais bolsas de café físico do Brasil, reportou nesta sexta-feira que os pés do principal exportador da commodity entraram em ampla florada após as chuvas recentes, nos primeiros sinais da safra 2017 que se aproxima após diversos anos de seca.

O CCCMG, localizado na cidade de Varginha, no sul de Minas Gerais, Estado que responde por metade da produção anual de café do Brasil, publicou fotografias dos pés com flores enviadas por produtores das principais regiões produtoras do país.

Os pés chegaram a mostrar uma florada limitada no fim de agosto, mas analistas tinham dúvidas sobre a viabilidade da fruta que seria produzida por uma florada tão precoce.

A atual florada no cinturão produtor de café é considerada a primeira grande florada do que geralmente totaliza duas ou três a cada primavera e que define o tamanho e qualidade da safra do próximo ano.

Analistas esperam que a safra 2017 do Brasil será menor do que a atual safra, que terminou nas últimas semanas, devido ao ciclo bianual natural de produtividade dos pés de café, no qual grandes e pequenas colheitas alternam-se a cada ano.

Contudo, uma série positiva de floradas seguidas por chuvas regulares poderia ajudar a minimizar a pressão baixista que a próxima safra deve exercer sobre a produção, segundo analistas como Gil Barabach, da Safras & Mercado.

"Ainda é cedo demais para dizer quão grande será a próxima safra", disse ele, acrescentando que se as chuvas permanecerem favoráveis, a produção da próxima safra pode ser surpreendemente grande para um ano fraco do ciclo.

O preço do café também está atrativo o bastante para produtores investirem em fertilizantes, pesticidas e outras tecnologias para impulsionar a produtividade.

As atuais chuvas estão certamente ajudando a primeira onda de florada.

Chuvas amplas têm caído sobre o cinturão de café com regularidade no início da primavera no Hemisfério Sul. As chuvas podem ser instáveis nessa época do ano e tipicamente só se intensificam a partir de novembro, até fevereiro.

(Por Reese Ewing)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas + Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Mauricio Ferreira da Rosa Sampaio São Paulo - SP

    Bom artigo... como pequeno produtor de café e consultor de Agronegocios da GO associados acredito que os preços do café deverão continuar em elevação pela lei da oferta e demanda... O estoque de passagem das safras anteriores é muito baixo 13,5 milhoes de sacaas somando com a produção prevista deste ano 49,5 milhoes de sacas chegamos a uma oferta total de 63 mihões de sacas .

    Felizmente o consumo interno no Brasil vem crescendo e a estimativa deste ano é de 21 milhões de sacas que somadas a exportação prevista de 34 milhoes de sacas chegamos a um total de 55 mihoes de sacas Desta forma 63-21 = 8 milhoes de sacas para o inicio de 2017 (fev) estoque final de inicio de fev.

    Com este cenario e considerando o peso do Brasil como principal exportador este estoque sequer chega até o inicio da proxima colheita.

    Tempos inusitados para o cafeicultor brasileiro que deverá ter uma boa remuneração tambem na proxima safra Isto tambem pode ser notado pelas vendas de fertilizantes para café que estao em ritmo bastante forte beneficiado por uma boa relação de troca de 2,2 sacas de cafe para uma tonelada de 20-05-20 com micronutientes

    Estou bastante otimista para o ano que vem tambem.

    0
    • jose carlos andrigo Ibirá - SP

      VENDO TURFA LIQUIDA DA LEONARDITA AUSTALIANA A PREÇO DE CUSTO COM NOTA FISCAL REGISTRADO NO MAPA INTERESSADOS ADD 17 992252127 JOSE CARLOS

      0
  • Rede hiperagro Candeias - MG

    Tenho observado que nosso amigo João Batista faz um esforço descomunal para mostrar, sempre, que não haverá uma produção de café como mostra a florada..., sempre combate os dados da Conab..., E quanto ao preço, João Batista fez a pergunta ao entrevistado induzindo a resposta ao aumento de preço, e ainda comentou que seguramente o arábica irá chegar a R$ 600,00..., isso pode causar uma ilusão ao produtor e interferir na tomada de decisão em relação ao momento de efetuar vendas e isso não é justo..., melhor deixar o mercado fluir de acordo com a lei que o rege, pois, se faltar café, o mercado responde imediatamente e a especulação cai por terra.

    Eu sugiro que discuta e mostre sempre casos de sucesso daqueles que tem um custo de produção enxuto e gostam de compartilhar sus experiencias, ou aqueles que fazem qualidade acima da media e conseguem um preço melhor através de sua dedicação e não de achismo.

    Dentro do meio agro, o Sr é o verdadeiro porta voz dos empresários rurais, destacado pela competência e profissionalismo onde é o melhor a compreender a causa dessa empresa sem teto, por isso tomo a liberdade de expor minha opinião.

    Um grande abraço a todos

    9
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. "REDE"... Desde que o mundo é mundo há especulação & especuladores, logo a sua frase: ... o mercado responde imediatamente e a especulação cai por terra. ... Se fosse verdade, não existiriam mais especuladores, pois todos estariam adubando as terras, que poderiam ser estas onde se cultivam os cafezais... Vou usar a famosa frase da dupla Tchó & Béppi ... "podemo se colono sim... baúco não " ... O significado de baúco é: Pessoa lenta, que tem o raciocínio lento e limitado. Abestalhado. Desprovido de esperteza.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      O que não é justo é sua avaliação equivocada sobre os fatos, e fato é que desde maio de 2016 até agora o preço do café só tem subido, com algumas correções no meio do caminho mas em tendencia de alta e quem acompanha tendencia sempre ganha.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu acho a forma de agir do sr Joao Batista correta alias correttissima----O pessoal da REDE percebeu e criticou o fato do JB puxar a sardinha para a brasa do agricultor------Na luta ofertaxdemanda existe o componente psicologico e se TODOS MAS TODOS os produtores se convencerem que devem vender a saca a 600 Reais vai ser dificil comprar por menos----PORTANTO O SENHOR JOAO BATISTA CONSCINTE DA PORÇAO QUE LHE CABE NAO ESTA' AI PARA ESPALHAR ESPALHAR PESSIMISMO E DERROTISMO---VIVA JOAO BATISTA AMIGO DO PRODUTOR

      0