Governo de Minas se posiciona contra a importação de café e diz estar pronto para defender o setor
O jornalista Aleksander Horta, do Notícias Agrícolas, conversou, diretamente da 16ª FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), em Guaxupé (MG), com o subsecretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Viriato Mascarenhas. A produção de café no estado esteve em pauta, bem como a polêmica em torno da importação do café conilon.
Mascarenhas destacou que feiras como a FEMAGRI são essenciais para o arábica mineiro. Os cafeicultores de Minas vêm investindo, ano após ano, em tecnologias e no aumento da capacidade produtiva, mesmo com uma situação economicamente desfavorável. "A capacidade do produtor mineiro de se adaptar foi fundamental para a sua sobrevivência até hoje", apontou o subsecretário.
O estado de Minas Gerais ocupa o terceiro lugar em fornecimento para o Produto Interno Bruto (PIB), podendo chegar à segunda posição com as quedas decorrentes do petróleo no Rio de Janeiro. Nesta balança, o café é a commodity mais importante.
No que diz respeito às ações governamentais, Mascarenhas, que também é produtor, diz que "o que a gente precisa é não atrapalhar e ajudar as pequenas coisas". A certificação do café já está em processo avançado. Agora, o destaque é para o aprimoramento na seleção e também para o desvincilhamento de problemas relacionados ao meio ambiente e à energia.
Importação de café
Em uma reunião realizada na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o setor do estado também se posicionou contrário à importação de café conilon, que afetaria diretamente o estado do Espírito Santo. Para o café arábica, a importação não é cogitada.
0 comentário
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado