Safra de café no Cerrado Mineiro deve ser 30% menor em função da bianualidade. Muitas lavouras só produzirão em 2018
Procurando entender o perfil de produção do cerrado mineiro, a Cooxupé tem 7 núcleos na região, dentre eles, Coromandel (MG), onde está sendo realizada a 2ª edição da Femagri Cerrado.
O gerente da filial da cooperativa no município, Luiz Fernando Madeira Ribeiro, conta que 90% da região já conta com lavouras mecanizadas e que grande parte dos produtores trabalham com irrigação, trabalhando todo o processo produtivo dessa maneira.
O perfil dos produtores é de médio a grande porte, com mais de 50 hectares. A região também é conhecida por obter boas produtividades e uma qualidade excelente de café, decorrente de clima, altitude e uma boa condução da lavoura, segundo o gerente.
No ano passado, a média de produção foi de 35 a 36 sacas por hectare, acima do esperado. Em 2017, devido a bienalidade, deve haver uma redução de 30% na produtividade. Boa parte das lavouras foram renovadas e os produtores se preparam para ter uma boa safra em 2018.
O volume de produção, em uma primeira estimativa feita com os cooperados, deverá ser de 270 mil sacas.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)