Projeção do mercado internacional de super-safra de café em 2018 é precipitada, avalia Carlos Paulino

Publicado em 27/04/2017 14:38
Confira entrevista de Carlos Alberto Paulino da Costa - Presidente Cooxupé
Para presidente da Cooxupé, parque cafeeiro brasileiro não comporta super-safra especulada pelo mercado. Na safra deste ano, fundamentos são positivos com perspectiva de produção menor e baixos estoques, mas preços não reagem diante da instabilidade financeira internacional. Produtor deve ter cautela nas negociações

Para Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, os fundamentos do mercado de café arábica são positivos. O estoque está baixo, a produção é baixa e as notícias dão conta de que a colheita terá quebras. Entretanto, o mercado não reage em função de outros itens, como uma situação internacional nebulosa e as expectativas para a safra de 2018.

Ele lembra que o café depende muito do sistema financeiro e que os problemas internacionais afetam os preços indiretamente. Por outro lado, comentários dão conta de uma superssafra no Brasil para o ano que vem, o que ele acredita não ser provável. Isso se deve ao fato de o parque cafeeiro atual não comportar uma superssafra.

Paulino também destaca a necessidade de políticas públicas que deem condições aos produtores de garantir preços sustentáveis. Entretanto, ele acredita que o recurso disponível na praça deve ser vendido em doses e aconselha os produtores a não segurar muito para confiar totalmente nas políticas disponibilidades pelo Governo Federal.

Brazil & Sustainable Coffee Conference

Realizado na terça-feira (25), o evento trouxe 12 jornalistas da Europa e dos Estados Unidos, que agora partirão para visitar plantações de café no Brasil. O presidente destaca a necessidade de demonstrar que o café é um produto saudável e sustentável e visa melhorar, cada vez mais, a imagem do café brasileiro nos países consumidores para que, no futuro, não haja barreira sanitária.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário