Como evitar momentos de preços baixos para o café utilizando financiamentos para estocagem e para garantia de preço mínimo

Publicado em 16/05/2017 10:17
Confira a entrevista com Janio Zeferino da Silva - Consultor
Financiamento para estocagem e Financiamento para garantia de preço mínimo são ferramentas que devem ser exigidas pelo cafeicultor com objetivo de planejar comercialização e evitar períodos de preços baixos

Podcast

Janio Zeferino da Silva - Consultor

Download

 

O café vem sofrendo pressão na Bolsa de Nova York nas últimas semanas. Hoje, a commodity esteve cotada a 130 cents/lb, o que representa uma depressão significativa na bolsa norte-americana.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o consultor Jânio Zeferino da Silva aponta que aqueles produtores que colheram o produto, depositaram no armazém e pegaram recibo, podem ir a um agente financeiro e pedir pela transformação do custeio em estocagem, o que rende mais um ano para vender o produto. O custo é inalterado, já que é direito do produtor transformar em estocagem ou não.

O outro recurso descrito por Jânio é o FGPP (Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor), o antigo EGF. É só levar o comprovante de depósito do café ao banco e dizer que deseja fazer o antigo EGF, o que é mais fácil para identificara transação. A quantidade de saca estocada, multiplicada pelo preço mínimo de R$ 333,03 é o valor que o cafeicultor terá disponível para saldar dívidas e evitar negociações a qualquer preço. Com essa ferramenta o produtor ganha até 240 dias para negociar seu produto.

Vender nos preços de hoje não compensa aos produtores. Entretanto, existe uma falta de café pelo mundo e, em alguns momentos, o estoque e a demanda devem se encontrar, abrindo uma possibilidade de melhoria nos preços.

Quanto às especulações de superssafra para o próximo ano no Brasil, Jânio destaca que é prematuro afirmar, já que as condições climáticas devem determinar o tom.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário