Colheita de conillon está atrasada no ES e produção deve ficar abaixo da expectativa inicial. Safra tem melhor qualidade

Publicado em 27/06/2017 16:36
Giliarde Cardoso - Gerente do Negócio Café da Coopeavi
Lavouras de café no ES tem boa recuperação vegetativa, mas produção fica abaixo do esperado e deve ser pouco melhor que a registrada na safra passada, quando foi impactada pela seca

O Notícias Agrícolas conversou com Giliarde Cardoso, gerente de negócios do café da Coopeav, sobre a safra de café conilon em andamento no país. Este ano, apesar de um clima favorável, o resultado ainda não é o esperado pelos produtores.

Cardoso conta que a safra encontra-se um pouco atrasada quando comparada com os outros anos. Neste período, a maioria das propriedades já teriam finalizado a safra.

O atraso veio em função da questão climática. Em algumas regiões, a florada veio um pouco mais tarde, mas a maturação antecipada de grãos também ajudou em alguns casos.

No ano passado, o Espírito Santo enfrentou uma seca que dizimou ou comprometeu lavouras. Para esse ano, a expectativa era de que as lavouras se recuperassem, o que não deve aconteceu - ao menos, em termos de volume. Porém, em termos de qualidade, a produção deve ser bem melhor.

Em questão de preços, houve uma queda em relação ao período de entressafra, mas estes ainda são historicamente altos. Essa dinâmica começou a ser trabalhada a partir da redução dos estoques de conilon em 2013 e 2014, quando o Brasil exportou bons volumes. Todo esse cenário faz com que a disponibilidade desse produto no mercado fique mais escassa.

Os níveis atuais de preços acabam sendo uma questão delicada neste momento. Como o produtor foi muito afetado com relação ao volume de produção, os custos também ficaram altos.

O conilon vem, há meses, com preços mais altos em relação ao café arábica bebida rio. Em relação ao café arábica duro, os preços são equiparados. Os preços não devem diminuir para esta safra, uma vez que ela ainda será pequena. Para o próximo ano, a situação fica sujeita aos volumes no mercado e às cotações do mercado internacional - para ele, ainda é cedo para traçar esse cenário, entretanto.

Salvo as regiões que tiveram suas lavouras erradicadas em 2016, a recuperação se mostrou "muito boa" neste ano, como destaca Cardoso. Havendo boas chuvas em janeiro e fevereiro, o próximo ano será de bons volumes e boa qualidade.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário