Cafeicultores constroem imensos reservatórios de água para garantir irrigação

Publicado em 06/01/2018 06:12 6035 exibições
Confira a entrevista com Leocarlos Mundim - Produtor de Monte Carmelo/MG

LOGO nalogo

Com o impedimento de criar barragens nas Áreas de Preservação Permanente (APP), os produtores de café do Cerrado Mineiro encontraram uma solução para manter os reservatórios de água necessários para realizar a irrigação no período de seca: estão sendo abertos reservatórios dentro das próprias propriedades - grandes tanques maiores que 3 hectares.

De acordo com o produtor Leocarlos Mundim, de Monte Carmelo (MG), essa iniciativa começou há dois anos e a resistência dos produtores a ela foi sendo quebrada neste período. Na propriedade de Mundim, o reservatório, que deve ser impermeabilizado, chega a 4,2 hectares, o equivalente a 16 mil pés de café. Contudo, este total permite a irrigação de uma área de 230 hectares por 90 dias, considerando também a evaporação.

Quanto aos custos, ele detalha que cada metro cúbico armazenado custa cerca de R$5. O ideal, como ele detalha, seria a possibilidade de usar o barramento, já que não há necessidade de impermeabilização. Embora não haja um impedimento legal quanto ao uso dessa medida, o produtor conta que o processo para realizá-la é bastante burocrático.

O Cerrado Mineiro enfrentou problemas com altas temperaturas durante os meses de outubro e novembro, acompanhados de um déficit hídrico bastante alto. A expectativa, segundo o produtor, é que a colheita seja 20% menor do que o alto potencial atingido no ano de 2016.

Reservatórios café

Reservatórios café

Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

2 comentários

  • Osler Desouzart São Paulo - SP

    Pobre país este, onde o produtor, para produzir, depende de uma autorização de um burocrata que nunca produziu nada na vida...

    1
    • Elton Szweryda Santos Hortolândia - SP

      A unica esperança consiste na eleiçao do Bolsonaro, senão ficaremos onde estamos há décadas, é preciso acabar com os absurdos criados pelo psdb e pt: ibama, car, chico mendes, conama, anvisa, etc. Essa gente existe só para atender as pautas socialistas.

      9
  • Bruno Melo Taiobeiras - MG

    Para encher esses tanques apenas com água de chuva? Vai encher nunca...

    7
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu entendi diferente, como nao lhes e' permitido construir barragens no rio, eles constroem reservatorios MAS A AGUA VEM TODA DO RIO...

      2
    • Rodrigo Rodrigues Almeida Cachoeira Dourada - GO

      Não duvide de uma chuva, meu amigo! Só pra ter uma idéia, numa única chuva de 100 mm esse buraco recebe cerca de 4.200.000 de litros d'água...

      3