Café: Chuvas após período seco ocasionam queda dos frutos em Nova Resende (MG)

Os cafeicultores da região de Nova Resende/MG estão preocupados com a queda de frutos grandes e chumbinhos nos últimos dias. Isso aconteceu devido ao período de seca após a florada. Com este cenário, pode haver quebra de produção na safra.
O presidente do Sindicato Rural do município, Ronaldo Ferreira Cardoso, alerta para o surgimento de doenças nos cafezais. A falta de chuva, em novembro, pode ter ocasionado a ineficiência e com o excesso de precipitação está provocando o abortamento dos frutos. “A presença de algumas bactérias com as chuvas intensas acabou prejudicando as planta que não estava bem nutrida, por falta de água”, ressalta.
No entanto, as previsões climáticas indicam a continuidade das chuvas para os próximos dias na localidade. Neste período, começa a fase de enchimento de grãos em que necessita de sol e chuvas. “Se continuar chovendo depois de fevereiro, quando o grão passa para maturação, pode aparecer outras doenças e perder a qualidade”, explica.
De acordo com a Cooxupé (Cooperativas dos Cafeicultores de Guaxupé), outras regiões do estado também estão enfrentando o mesmo problema. Em determinadas áreas, foram registradas chuvas de ventos e granizo, que também, contribuiu para a queda dos frutos.
Veja as imagens das lavouras de café na região:

Veja Mais:
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã