Café: Produtores contestam última projeção da Conab para a safra 2018

Publicado em 22/01/2018 09:49
Confira a entrevista com Alexandre Maroti - Produtor de Café
Com queda dos chumbinhos e lavouras esqueletadas, perspectiva é de produção menor do que a do ano passado em Nova Resende (MG). Safra deveria ser de bienalidade alta. Região está sem chuvas há mais de 15 dias e granação do café é uma preocupação. Saca de café bebida boa é cotada a R$ 410,00 e não cobre os custos de produção.

LOGO nalogo

Na última semana, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)  reportou sua nova estimativa para a safra 2018 de café. A expectativa é que sejam colhidas entre 54 milhões a 58 milhões de sacas do grão. No café arábica, a projeção é de uma produção entre 41 milhões até 44 milhões de sacas. Porém, os produtores contestam a projeção e reforçam que os números não condizem com a realidade do parque cafeeiro.

"Essa é uma projeção que não condiz com a nossa realidade, o número está muito alto e não temos essa produção aqui. Com isso, muitos produtores questionam essas informações. Na nossa região, temos muitas lavouras esqueletadas e que registraram problemas com a queda dos chumbinhos", ressalta Alexandre Maroti, cafeicultor de Nova Resende, em Minas Gerais.

Inclusive, o produtor rural destaca que a expectativa é de uma safra próxima de 50 milhões de sacas nessa temporada. "Na nossa região, por exemplo, apesar de ser ano de bienalidade alta deveremos ter uma queda de 30% em relação ao ciclo anterior. Era para ter mais café, mas os pés estão vazios, só têm folhas", completa Maroti.

Os cafezais da região também foram castigados com as adversidades climáticas. Depois do abortamento da florada, a queda dos chumbinhos, registrada no final de dezembro, também trouxe prejuízos à safra, ainda conforme diz o produtor rural. Nesse momento, a preocupação é com a ausência de chuvas, que já dura mais de 15 dias, e das altas temperaturas.

"Cenário que pode prejudicar a granação do café. A chuva nesse momento é essencial para não termos grãos chochos. Precisamos de precipitações regulares no mês de fevereiro até o início de março. E estamos atentos também aos problemas com a broca, que tem ocasionado apreensão nas áreas que não são mecanizadas", explica Maroti.

Mercado

Os cafeicultores seguem atentos ao mercado e preocupados com o impacto da projeção da Conab na formação dos preços. Atualmente, a saca de café de bebida boa é cotada ao redor de R$ 410,00, valor que não cobre os custos de produção, que permanecem elevados.

"Com isso, quem depende só do café está cortando os tratos culturais na tentativa de equilibrar as contas", finaliza Maroti.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Alexandre Carvalho Venda Nova do Imigrante - ES

    Conforme escrevi na matéria que fala justamente da previsão da Conab, repito aqui:

    Quase 60 milhões de sacas??? Já sabemos o que acontecerá com os preços. O problema dessas previsões é que elas pressionam os preços demais (pra baixo). Acho que a Conab deveria ter mais cuidado ao divulgá-las.

    2