Estoques baixos de café no Brasil e oferta de safra nova só chegando ao mercado em julho, criam cenário inédito para os preços

Publicado em 03/05/2018 14:04
Demanda por café segue firme e Brasil "raspa os estoques" para atender compradores

Podcast

Mercado do café com Eduardo Carvalhaes

Download
 

LOGO nalogo

Nas últimas sessões, o mercado de café tem reagido na Bolsa de Nova York (ICE Futures Group), saindo dos patamares de US$1,20/lb - alguns vencimentos, como dezembro/18, já estão sendo negociados na casa dos US$10,30/lb.

Eduardo Carvalhaes, analista de mercado do Escritório Carvalhaes, destaca que "com uma economia dinâmica, é difícil saber o que se ocorre", mas que este movimento não é surpresa, dado que a colheita de arábica está prestes a começar no Brasil em um momento no qual o país se encontra sem estoques, com dificuldades de cumprir embarques.

Além disso, o inverno deverá ser de mais frentes frias para as terras brasileiras, bem como o dólar, por fatores políticos e econômicos internos e pelo aumento das taxas de juros nos Estados Unidos, se encontra bem mais valorizado do que o real neste momento.

A situação, portanto, não é de conforto. O estoque governamental no Brasil é quase zero, de forma que ainda não se sabe como as forças de mercado vão se comportar com este movimento. Os produtores também tendem a ser mais conservadores nas vendas, fazendo deste um ano "tenso" para a compra e venda de café.

O consumo interno continua em bom volume e faltar café irá depender, prioritariamente, do clima. Assim, a tendência é que o mercado do café continue no limite, embora Carvalhaes não consiga enxergar uma falta concreta no momento.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário