Café: Ocorrência de geada ocasiona perdas nos cafezais em Patrocínio (MG)
Podcast
Acompanhamento de safra do café com Osmar Pereira Jr. - Presidente do Sindicato Rural de Patrocínio/MG
Download
Os cafezais na região de Patrocínio (MG) foram atingidos de uma geada de moderada intensidade na madrugada nesta segunda-feira (21). As perdas ainda serão contabilizadas nos próximos dias. O evento climático atingiu outras cidades também do Cerrado mineiro.
"Os efeitos da geada ainda serão avaliados, mas sabemos que os cafezais sofreram requeima. E o frio começou mais cedo esse ano e não podemos perder o nosso patrimônio, que são as nossas lavouras", afirma o presidente do Sindicato Rural do município, Osmar Pereira Junior.
Na localidade, os cafeicultores iniciaram a colheita recentemente com perspectiva de uma safra melhor do que a registrada no ano anterior. Apesar do tempo seco no momento da florada, as chuvas apareceram mais adiante contribuindo para o granação nos cafezais.
"Em relação à qualidade, tivemos as chuvas do dia 19 de maio que atrapalharam um pouco. E os produtores estão bem preocupados em fazer qualidade para tentar agregar valor ao café, já que o preço está bem aquém da nossa realidade", pondera a liderança sindical.
Atualmente, a saca do café é cotada entre R$ 440,00 a R$ 460,00 na região e não remunera os produtores rurais. "Fica difícil pagar as contas e produzimos café somente uma vez por ano. Além disso, estamos carregando dívidas dos anos anteriores", alerta Pereira.
Leia mais:
>> Tempo: Semana começa com muito frio sobre o Centro-Sul do Brasil, mas geadas são pontuais
0 comentário
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado