Café: Produtores finalizam a colheita em Três Corações (MG) e preços mais baixos preocupam

Publicado em 21/08/2018 11:00 e atualizado em 21/08/2018 13:16
1195 exibições
Saca de café é cotada ao redor de R$ 390,00 e não cobre os custos de produção. Apesar do cenário, os cafeicultores têm negociado os grãos. Safra é maior do que a colhida no ano anterior e qualidade também é superior. Com chuvas recentes, 1ª florada da safra 2019/20 já ocorreu na região.
Heitor Gonzaga Reis - Conselheiro Fiscal do Sindicato Rural de Três Corações/MG

Podcast

Entrevista com Heitor Gonzaga Reis sobre o Acompanhamento de Safra do Café

Download

LOGO nalogo

Os produtores rurais já finalizam a colheita do café no município de Três Corações/MG. No entanto, as referências atuais não cobrem os custos de produção.

De acordo com o Conselheiro Fiscal do Sindicato Rural da localidade, Heitor Gonzaga Reis, o tipo de manejo que os cafeicultores realizam contribui para um aumento na produção da cultura. “Devido ao tipo de manejo com podas seletivas e esqueletamento não estamos com aquela diferença a mais na bienalidade”, comenta.

Para esta temporada, a expectativa é que a produção e qualidade do café colhido sejam superiores a safra passada. Na região, muitas propriedades estão investindo em tipos especiais para a bebida.

Atualmente, as referências praticadas para o café na região não cobrem os custos de produção em que a saca é cotada a R$ 390,00. “Com os valores nestes patamares o produtor não consegue dar continuidade no serviço ou então, vamos ter que buscar alternativas para conseguir sobreviver neste meio”, destaca.

Por: Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário