Safra 2019/20: Chuvas acima da média traz preocupações quanto à qualidade do café em Nova Resende (MG)

Publicado em 04/12/2018 12:15 e atualizado em 04/12/2018 14:31
264 exibições
Região registrou entre 4 a 5 floradas nesta temporada. Safra está desuniforme e cafeicultores relatam problemas com queda de chumbinhos. Perspectiva é de queda na qualidade e no volume de café que será colhido nesta temporada. Preços permanecem mais baixos e saca é cotada a R$ 411,00 em Nova Resende (MG).
Alexandre Maroti - Produtor de Café

Podcast

Entrevista com Alexandre Maroti sobre o Acompanhamento de Safra do Café

Download

LOGO nalogo

A safra de café 2019/20 do Brasil pode apresentar problemas de qualidade após as chuvas acima da média. Na região de Nova Resende (MG), foram registradas entre 4 a 5 floradas neste ciclo, quando normalmente, são observadas entre 2 a 3 floradas. Como resultado, os grãos estão desuniformes.

O cafeicultor da região, Alexandre Maroti, reforça também que há queda dos chumbinhos na região em decorrência das adversidades climáticas. "As chuvas deram uma trégua agora, mas não dá para reverter o cenário já consolidado. Inclusive, esse fator pode afetar o volume total colhido nesta temporada", completa.

Além disso, as chuvas também trouxeram preocupações em relação à sanidade dos cafezais. O cafeicultor explica que a ferrugem é uma apreensão na localidade e já impactou os custos de produção neste ciclo.

Na contramão desse cenário, os preços permanecem mais baixos. Atualmente, a saca de café, de boa qualidade, é negociada a R$ 411,00 na região.

Leia mais:

>> Cooxupé vê risco à qualidade do café do Brasil em 2019 após várias floradas

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário