Falta de café de qualidade é reflexo para altas expressivas no mercado futuro do arábica

Publicado em 12/12/2019 14:44 e atualizado em 12/12/2019 15:24
1865 exibições
Para analista, apenas questões climáticas ou notícias de uma super safra poderiam fazer com que preços voltassem ao cenário anterior. Produtor tem aproveitado para fechar negócios, mas ainda age com cautela nas negociações
Haroldo Bonfá - Analista de mercado e diretor da Pharos Consultoria

Podcast

Mercado do Café - Entrevista com Haroldo Bonfá - Analista de mercado e diretor da Pharos Consultoria

Download

LOGO nalogo

Desde a segunda quinzena de novembro o mercado futuro do café arábica vem registrando altas expressivas na Bolsa de Nova York (ICE Future US). Haroldo Bonfá, da Pharos Consultoria, afirmou em entrevista ao Notícias Agrícolas que as altas pode ser consideradas uma surpresa para o produtor, já que durante todo o ano de 2019 o setor enfrentou preços abaixo do que era esperado para manter a lucratividade nas lavouras. 

Haroldo destaca que a falta de cafés de qualidade está diretamente relacionada com as altas dos últimos dias. Segundo o analista, neste mês o café certificado teve uma quebra de 30 mil sacas, menor número desde julho de 2018. "Na falta de café de qualidade, o pessoal está usando o arábica nas negociações", afirmou. 

De acordo com o Haroldo, produtores brasileiros têm aproveitado as altas para garantir bom negócios, mesmo que muitos ainda estejam cautelosos e vendendo de acordo com as necessidades pessoais de cada lavoura. A tendência é de que o mercado encerre 2019 em alta, reforçando a volatidade do setor. Segundo o analista, o mercado só voltaria aos patamares anteriores caso uma notícia confiável sobre uma super safra ou problemas climáticas voltassem a sondar o mercado. 

Veja a análise completa no vídeo acima

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

1 comentário

  • Carlos Rodrigues

    Este mesma personagem foi aquela que dizia que o café não passava o ano acima de 1 usd... agora já começa a fazer previsões de super safras, seguramente anda com algum problema de entrega física dos contratos, onde andou a especular....

    0