Tecnologia e pesquisa: Rondônia mais que triplica produção de café robusta em 4 anos

Publicado em 09/04/2020 18:07 e atualizado em 11/04/2020 06:08
Raphael Cidade - Extensionista Rural da Emater-RO
Acompanhamento de Safras do Café - Entrevista com Raphael Cidade - Extensionista Rural da Emater-RO

Podcast

Acompanhamento de Safras do Café - Entrevista com Raphael Cidade - Extensionista Rural da Emater-RO

Download

LOGO nalogo

Em Alto Paraíso, Rondônia, produtores de café connilon (robusta) começam a colher os resultados dos investimentos na recuperação das lavouras antigas e da introdução de clones, feita pela Emater. Com isso, agricultores familiares esperam um aumento na produtividade de quatro a cinco vezes à safra alcançada em 2016, no início da recuperação.

O município sempre foi forte no cultivo do café, um dos carros chefe da economia agrícola na região. No entanto, na última década, os levantamentos feitos pela Conab, juntamente com a Emater, para verificar a expectativa de safra, vinham revelando uma forte queda na produção, resultados que se confirmavam na pesquisa pelo IBGE, indicando uma produtividade média de 12 sacas por hectare.

Os dados das pesquisas motivaram uma reação dos produtores e entidades do setor agrícola, e para mudar a situação foram implantados em Alto Paraíso dois projetos oficiais de assistência rural, executados pela Emater: o Diagnostico Rural Sustentável (DRS, café paraíso) e a Chamada Pública do Café (lote 11), através de convenio com o antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Confira a entrevista completa no vídeo acima
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário