Produtor do ES já tem quebra de 30% na produção do Conilon; falta de mão de obra pode comprometer ainda mais a produção
Podcast
Entrevista com Jaeder Fiorentini - Cafeicultor em São Gabriel da Palha/ES sobre a Colheita do Café Conilon
Download

A colheita do café conilon começou há uma semana em São Gabriel da Palha/ES e os produtores já dectaram uma quebra de 30% na produtividade de café. "Os pés estão bonitos, as rosetas estão apresentáveis, mas quando se joga na peneira não está tendo um rendimento que a gente esperava", destaca o cafeicultor Jaeder Fiorentini. Ainda de acordo com o produtor, em dezembro de 2019 aconteceu episódios de sensação térmica acima de 40ºC, além de grandes problemas com pragas e que teriam resultado nas baixas.
Outro problema que está levando preocupações ao produtor, é a falta de mão de obra para trabalhar na colheita do café. Ainda de acordo com Jaeder, trabalhadores de outros estados que normalmente viriam de áreas do Nordeste e Minas Gerais, não estão conseguindo chegar para trabalhar porque são impedidos de cruzar os estados por conta da pandemia do Coronavírus. A preocupação do produtor é que a mão de obra não chegue a tempo de colher o café e aumentar ainda mais a quebra de produtividade do estado.
Jaeder destaca que no ano passado a região trabalhou com uma média de 115 sacas por hectare e que todos os produtores de São Gabriel da Palha estão preocupados com o baixo rendimento, que deve impactar diretamente no bolso de produtor. A expectativa é que a colheita na cidade seja finalizada no início de agosto.
Além dos problemas com a produção, a alta nos preços do insumo também acabam influenciando no caixa do produtor. "A alta expressiva do dólar, puxando toda a matéria prima, aumentou-se demais os custos e acredito que esse ano possa ser ainda mais apertado que no ano passado", afirma. O ano passado, segundo o produtor, foi um ano de custear a produção e que em 2020 a tendência é que o cenário se repita.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Café inicia a semana com mercado em compasso de espera após forte volatilidade
Após disparada, café devolve parte dos ganhos e encerra semana em queda nas bolsas internacionais
Café abre esta sexta-feira em forte queda nas bolsas com melhora do clima e avanço da colheita pressionando as cotações
Café dispara nas bolsas e encerra sessão com ganhos expressivos diante de novas preocupações climáticas no Brasil
Empresa vende cafés produzidos por mulheres do Cerrado Mineiro na China
Café dispara nas bolsas nesta 5ª feira, com nova onda de preocupação climática no Brasil