Custo de produção no café: Fertilizantes correspondem a 22% e produtor já deve começar a pensar na próxima produção

Publicado em 16/06/2020 15:41 e atualizado em 16/06/2020 17:36
Eduardo Renê da Cruz - Coordenador de Desenvolvimento Técnico
Entrevista com Eduardo Renê da Cruz - Coordenador de Desenvolvimento Técnico sobre os Custos de produção do Café

Podcast

Entrevista com Eduardo Renê da Cruz - Coordenador de Desenvolvimento Técnico sobre os Custos de produção do Café

Download

LOGO nalogo

Apesar da colheita da safra 2020/21 de café está em pleno acontecimento, mas as questões cambiais tem chamado atenção do produtor que já está pensando na próxima safra. Segundo Eduardo Renê da Cruz - Coordenador de Desenvolvimento Técnico, o gasto com fertilizantes para o café está entre os gastos mais altos da produção, correspondendo a 22% do investimento. 

"Com a alta do dólar, a gente imagina que os produtores terão que comprar os fertilizantes com preços acima do que foi pago o ano passado. O mais importante é ele observar quantas sacas de café ele gasta para comprar uma tonelada de fertilizantes. Quando a gente faz esse comparativo, mostra que a alta não será tão significativa", afirma o analista. 

Visando ajudar o produtor aumentar seu lucro, a Cooxupé dá andamento ao projeto Educampo, onde os cooperados recebem visita dos consultoras e os perfis de lucro nas produções já começam a ser desenhadas. Segundo Eduardo, o produtor que tem uma maior lucratividade neste momento, são os produtores que têm uma melhor produtividade e fazendas que conseguem acessar um melhor preço de venda. "Esses são os dois fatores que mais influenciam na rentabilidade", destaca. 

A orientação para o produtor que ainda não tem a rentabilidade desejada, é que antes de iniciar a próxima produção, faça um estudo de solo, verifique quais os talhões com menor produtividade e avalie a possibilidade de fazer a renovação do talhão. "O segundo fator que faz ele ganhar mais dinheiro, é melhorar o preço de venda. Ele precisa fazer um bom manejo pós colheita, para conseguir produzir um café de melhor qualidade e naturalmente conseguir um preço melhor", destaca. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário