Brasil exportou 3 milhões de sacas de café em maio, número surpreende, mas tendência é de um volume menor para junho

Publicado em 17/06/2020 12:17 e atualizado em 17/06/2020 13:27
Nelson Carvalhaes - Presidente Cecafé
Entrevista com Nelson Carvalhaes - Presidente Cecafé sobre as Exportações de Café

Podcast

Entrevista com Nelson Carvalhaes - Presidente Cecafé sobre as Exportações de Café

Download

LOGO nalogo

O Brasil exportou em maio deste ano 3 milhões de sacas de café, considerando a soma de café verde, solúvel e torrado & moído. A receita cambial gerada no mês com as exportações foi de US$ 370,7 milhões e o preço médio da saca foi de US$ 124,44, alta de 5,2% em relação a maio de 2019. Os dados são do relatório compilado pelo Cecafé, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.

Segundo Nelso Carvalhaes, presidente do Cecafé, os números chamaram atenção por se tratar de um momento em que os estoques nas principais praças produtoras do país continuam baixos e o mercado aguarda a entrada da nova safra brasileira sendo colhida. 

Com relação às variedades embarcadas no mês passado, o café conilon (robusta) apresentou aumento de 4,7% nas exportações em relação a maio de 2019, com 484,1 mil sacas exportadas (16,3% da participação das exportações por variedade). Já o café arábica representou 73,8% do volume total de café exportado no mês, com 2,2 milhões de sacas embarcadas, apresentando uma queda de 27,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O café solúvel representou 9,9% dos embarques, com a exportação de 296,1 mil sacas.

"Os volumes exportados em maio apresentaram uma boa performance, principalmente se levarmos em conta o fato de estarmos no penúltimo mês do encerramento da safra de ciclo baixo (19/20), bem como atravessando um período desafiador de pandemia. Apesar da redução dos volumes em relação a maio de 2019, destaca-se o significativo crescimento do café conilon, que já reflete os bons resultados da colheita da nova safra (20/21)", afirma Nelson. 

Veja análise completa do Cecafé no link acima
 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário