Café: Florada da safra 21 já começou e Rondônia tem expectativa de produção de 2,5 milhões de sacas
Podcast
Entrevista com Janderson Dalazen sobre o Acompanhamento de Safra do Café em Rondônia
Download
Rondônia já observa a florada para a nova safra de café no estado. Após colher 2,3 milhões de sacas de 60 quilos, a expectativa da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia é que a nova produção seja ainda mais positiva, com cerca de 2,5 milhões de sacas. "Nós diminuímos áreas de café, mas aumentando a produção. Nosso café tem superado nossas expectativas em questão de qualidade", afirma Janderson Dalazen.

Fotos: Florada em Rondônia
Segundo Janderson, as floradas acontecem no momento esperado na região. A expectativa agora é que as chuvas aconteçam dentro do esperado para garantir o bom desenvolvimento da safra. "Depois da primeira floração, o ideal é que ocorram chuvas constantes para que o café consiga completar seu ciclo", comenta.
Além disso, Janderson destaca que esse é o momento do produtor fazer uso da técnica de irragação para assegurar que a planta vai conseguir o volume de água ideal para desenvolvimento do grão. Quanto a média de produtividade, Janderson destaca que o estado vem registrando um crescimento linear e as projeções indicam produção de 40 sacas por ha para a safra 21.
Os preços também estão positivos para o produtor na região. "O custo pago pela produtividade que nós temos aqui faz o café ser uma atividade que compensa para o produtor continuar investindo. Aqueles que ainda tem o café em mãos ainda estão ganhando dinheiro com a atividade", comenta se referindo ao fato do produtor local já ter comercializado a maior parte da safra já colhida.

Fotos: Florada em Rondônia
Confira a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã