Café: Volatilidade deve continuar na próxima semana e Rabobank não descarta novas altas no curto prazo

A semana foi marcada por uma grande volatilidade no mercado futuro do café arábica e os preços finalizaram as cotações desta sexta-feira (11) acima dos 130 centavos por libra-peso na Bolsa de Nova York (ICE Future US). De acordo com o analista de mercado Guilherme Morya, do Rabobank, vários fatores contribuíram para as altas nos preços e também para a volatilidade apresentada nos últimos dias.
De acordo com as análises do Rabobank, os principais fatores para a formação de preços nos últimos dias foram: uma entrada mais efetiva de fundos não comerciais na Bolsa, estoques globais mais baixos na ICE, demanda mais aquecida e também as condições do clima e falta de chuvas na maior região produtora do Brasil.
Nesta sexta-feira (11) as cotações finalizaram com poucas variações em Nova York. Dezembro/20 teve alta de 75 pontos, valendo 132,45 cents/lbp, março/21 registrou alta de 80 pontos, negociado por 133,40 cents/lbp, maio/21 registrou alta de 90 pontos, valendo 134,35 cents/lbp e julho/21 registrou valorização de 100 pontos, negociado por 135,35 cents/lbp.
Para os próximos dias, Guilherme destaca que o mercado deve continuar apresentando volatilidade, principalmente por se tratar de um momento em que o mercado acompanha de perto as condições do clima no Brasil. "Não me espantaria o mercado subir um pouco mais dado a participação dos fundos comerciais e também esses fundamentos do clima no Brasil. A gente vai perceber que um eventual prolongamento da ausência de chuvas pode gerar um pouco mais de volatilidade no mercado", complementa.
Veja a análise completa no vídeo acima
0 comentário
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)