"Quem faz a qualidade do café é Deus, eu só ajudei!..., diz seo Edir, vice-campeão do Especialíssimo/2020

Publicado em 30/10/2020 17:15 e atualizado em 03/11/2020 14:11
Confira a entrevista com Edir José de Carvalho - Cafeicultor e vice-campeão do Especialíssimo 2020
Entrevista com Edir José de Carvalho - cafeicultor de Campestre, sul de MG, e vice-campeão do Especialíssimo/2020 da Cooxupé

O sítio Portela, localizado no município de Campestre, no sul de MG, tem uma caracteristica comum a todos os vizinhos da região. É uma pequena propriedade, de apenas 3,63 hectares. E, como todos, voltada integralmente à produção de café de qualidade. Desta vez, porém, o seu proprietário, o sr. Edir José de Carvalho, de 53 anos, teve a ajuda da natureza para produzir um pouco mais -- 128 sacas (foi um ano de bianualidade alta).

Desse total, seo Edir separou um lote de 5 sacas, preparadas com um capricho maior que o habitual. Para tanto contou com a ajuda de mãos femininas, a da esposa, dona Marluce, e da filha Aparecida.

Os três colheram os grãos ainda cerejas, passaram no lavador e os secaram no terreiro... Contando assim, parece um trabalho trivial... Só que esse lote teve o que se chama de "apuro", ou seja, a cada 10 minutos (10 minutos!!!) seo Edir, dona Marluce e a Beatriz reviraram o café no terreiro para secá-lo naturalmente... A cada 10 minutos!!!

Essa diferença, esse esforço, esse "apuro", fez desse lote merecedor de uma conquista -- a classificação, em 2o. lugar, no dificil programa de cafés especiais da Cooxupé, o Especialíssimo. O lote da familia do sitio Portela conseguiu a marca de 89,63 pontos, que o qualifica como o café de uma das melhores bebidas do mundo!.

Quando perguntado como conseguiu essa qualidade, Seo Edir responde na sua tradicional simplicidade mineira:

-- "Quem faz a qualidade é Deus; nós aqui só ajudamos". 

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, diz que essa conquista é de todos os cafeicultores do Brasil.

-- "O esforço da familia do seo Edir fez subir a régua da qualidade; essa pontuação vai circular no mundo, e todos os apreciadores vão saber que os cafés do Brasil são os de melhor bebida do mundo".

Pela conquista, Edir e familia levaram para casa um premio de 20 mil Reais, e a certeza de que o capricho vale a pena.

Detalhe: durante a premiação, seo Edir contou com a torcida dos netinhos, que não sairam do colo do avô.

-- "É por eles que a gente luta, que a gente se esforça. Ano que vem estaremos de novo no Especialíssimo, pode escrever aí", finalizou o pequeno-grande produtor de café brasileiro.

(acompanhe a entrevista acima).

 

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário