HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas em São Pedro da União/MG recuperam déficit hídrico para o café, mas produtor ainda está cauteloso no mercado

Publicado em 07/01/2021 16:47
Fernando Barbosa - Cafeicultor em São Pedro Da União/MG
Entrevista com Fernando Barbosa - Cafeicultor em São Pedro Da União/MG sobre o Acompanhamento de Safra do Café

Podcast

Entrevista com Fernando Barbosa - Cafeicultor em São Pedro Da União/MG sobre o Acompanhamento de Safra do Café

Download

LOGO nalogo

O cafeicultor terminou o ano de 2020 com muita incerteza em relação às condições climáticas e principalmente com a quebra de produção para safra 21 depois de um longo período de déficit hídrico acentuado e altas nas temperaturas na florada. Segundo Fernando Barbosa, produtor em São Pedro da União/MG, atualmente o cenário já é mais positivos e a chuva retornou de maneira mais abrangente em toda área. 

Segundo Barbosa, até a tarde desta quinta-feira (7), os acumulados de chuvas na região se aproximavam de 400 mm, o que levou alívio ao produtor e vem garantindo o bom desenvolvimento da planta tanto para a safra 21, mas principalmente iniciando o processo de recuperação para 2022.

Falando em quebra, Fernando destacou que ainda não é possível quantificar o tamanho da baixa, mas afirma que o impacto também deve impactar de maneira expressiva a produção de cafés especiais, levando em consideração que a florada, devido as condições climáticas, aconteceu de forma muito irregular. 

A partir de agora, o ideal para a recuperação total da planta, é que as temperaturas continuem amenas e que as chuvas aconteçam dentro do esperado. Vale lembrar que desde dezembro/2019 as chuvas não recuperam mais os danos na planta, mas paralisam o processo de perda.

Também como consequência da falta de água, os tratos culturais estão atrasados esse ano. Sem chuva, Fernando destaca que a adubação, que dentro da normalidade estaria na terceira aplicação, ainda está na segunda. Falando em mercado, Fernando destaca que o produtor está mais cauteloso, focando em atender os contratos e esperando para saber os reais impactos da seca antes de fechar novos negócios. 

Veja a entrevista completo no vídeo acima

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário