Dia Nacional do Café: No maior produtor do mundo, a paixão em produzir café ultrapassa gerações

Publicado em 24/05/2021 09:30 e atualizado em 24/05/2021 11:42
José Armando Benedito - Cafeicultor na Região de Nova Resende/MG

Podcast

Dia Nacional do Café: No maior produtor do mundo, produzir café é um trabalho que ultrapassa gerações

Download

LOGO nalogo

Além de ser o maior produtor de café do mundo, aqui no Brasil a cafeicultura também é reconhecida por ser um trabalho que ultrapassa gerações. Em homenagem ao Dia Nacional do Café, comemorado nesta segunda-feira, 24 de maio, o Notícias Agrícolas entrevista José Armando Benedito e sua filha Amandinha. A família produz café há mais de 40 anos na região de Nova Resende/MG. 

Seo José conta que começou a trabalhar com cafeicultura com 12 anos de idade, após ter sido incentivado pelo próprio pai. "Meu pai tinha lavoura, gostava de gado, mas eu quis trabalhar com lavoura. Ele queria eu estudasse, mas eu não quis mais, tinha vontade de trabalhar com café com ele. Ele me ajudou a plantar a primeira lavoura, com 500 pés de cafés, com dois anos veio uma chuva de pedra e destruiu. Continuamos e plantei mil pés, com um ano de idade veio a geada e eu não queria mais, mas meu pai ajudou com dois mil pés de café e estamos até hoje", comenta José. 

Amanda, hoje com 10 anos, cresceu vendo de perto como é a produção de café e logo se interessou em acompanhar o pai no dia a dia na lavoura. A filha do cafeicultor  também é destaque no município pela dedicação na música e participação como repórter mirim em importantes feiras para o cafeicultor. Segundo a família, o interesse pela cafeicultura nasceu vendo de perto o dia a dia o desenvolvimento do café nos últimos anos.

"Foi até uma surpresa. Eu tenho três filhos. O mais velho não quer trabalhar com lavoura, o do meio ele diz que vai trabalhar com lavoura, mas a Amanda eu não esperava isso. Ela gosta mesmo, gosta de ir para roça, ficar descalça, ela se interessa muito", comenta. Já para Amanda, o mais interessante de acompanhar o pai, é ver exatamente o processo do desenvolvimento da safra. "Eu acho muito legal e eu fui me inspirando, vendo meu pai na lavoura", comenta. 

 

Amandinha @amandinhavlog, é filha de cafeicultor no município de Nova Resende suldoeste de Minas Gerais - Marcelo Emmanuel MaiaAmandinhaAmandinha

Apaixonada por cafeicultura e música, Amandinha chama atenção nas redes sociais 
Foto: @amandinhavlog

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário