Dia Nacional do Café: No maior produtor do mundo, a paixão em produzir café ultrapassa gerações
Podcast
Dia Nacional do Café: No maior produtor do mundo, produzir café é um trabalho que ultrapassa gerações
Download
Além de ser o maior produtor de café do mundo, aqui no Brasil a cafeicultura também é reconhecida por ser um trabalho que ultrapassa gerações. Em homenagem ao Dia Nacional do Café, comemorado nesta segunda-feira, 24 de maio, o Notícias Agrícolas entrevista José Armando Benedito e sua filha Amandinha. A família produz café há mais de 40 anos na região de Nova Resende/MG.
Seo José conta que começou a trabalhar com cafeicultura com 12 anos de idade, após ter sido incentivado pelo próprio pai. "Meu pai tinha lavoura, gostava de gado, mas eu quis trabalhar com lavoura. Ele queria eu estudasse, mas eu não quis mais, tinha vontade de trabalhar com café com ele. Ele me ajudou a plantar a primeira lavoura, com 500 pés de cafés, com dois anos veio uma chuva de pedra e destruiu. Continuamos e plantei mil pés, com um ano de idade veio a geada e eu não queria mais, mas meu pai ajudou com dois mil pés de café e estamos até hoje", comenta José.
Amanda, hoje com 10 anos, cresceu vendo de perto como é a produção de café e logo se interessou em acompanhar o pai no dia a dia na lavoura. A filha do cafeicultor também é destaque no município pela dedicação na música e participação como repórter mirim em importantes feiras para o cafeicultor. Segundo a família, o interesse pela cafeicultura nasceu vendo de perto o dia a dia o desenvolvimento do café nos últimos anos.
"Foi até uma surpresa. Eu tenho três filhos. O mais velho não quer trabalhar com lavoura, o do meio ele diz que vai trabalhar com lavoura, mas a Amanda eu não esperava isso. Ela gosta mesmo, gosta de ir para roça, ficar descalça, ela se interessa muito", comenta. Já para Amanda, o mais interessante de acompanhar o pai, é ver exatamente o processo do desenvolvimento da safra. "Eu acho muito legal e eu fui me inspirando, vendo meu pai na lavoura", comenta.
Apaixonada por cafeicultura e música, Amandinha chama atenção nas redes sociais
Foto: @amandinhavlog
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade