HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Apesar do susto com a geada em áreas de laranja e café no PR, principal preocupação ainda é com baixo volume de água, afirma Cocamar

Publicado em 02/07/2021 15:49 e atualizado em 02/07/2021 17:20
Amanda Caroline Zito - Coordenadora da Cocamar
Entrevista com Amanda Caroline Zito - Coordenadora da Cocamar sobre a Geadas afetam lavouras de café no Paraná

Podcast

Entrevista com Amanda Caroline Zito - Coordenadora da Cocamar sobre a Geadas afetam lavouras de café no Paraná

Download

Logotipo Notícias Agrícolas

As geadas registradas nesta semana no Paraná também atingiram as áreas de produção de citros e de café. De acordo com as informações da Cocamar, a geada causou perdas também nos pomares de laranja – concentrados no noroeste no norte do Paraná – e nas lavouras de café espalhadas por municípios das duas regiões.

Em Carlópolis, principal município produtor do Paraná, cafezais em período de colheita ficaram com as folhas queimadas e com bastante gelo pelo chão. O tom de cautela antes de se falar em prejuízos vale também para essas culturas, conforme observa a engenheira agrônoma Amanda Caroline Zito, coordenadora de citricultura e café da cooperativa. Amanda ressalta, no entanto, que o gelo foi observado em uma florada irregular na lavoura de laranja, que pode trazer impactos para a produção do ano que vem. 

De acordo com a Cocamar, apesar do susto com a geada, o que continua preocupando a produção local é a severa estiagem no estado. De acordo com a especialista, com volumes de chuva muito abaixo do ideal, a seca já resultou em quebra de produtividade tanto para o citros, como para o café e as preocupações só aumentam. A expectativa agora é de um retorno regular na estação chuvosa.  

Por fim, as pastagens, especialmente no noroeste do Paraná, que já vinham mal por causa da falta de chuvas, ficaram recobertas por uma camada de gelo, trazendo ainda mais preocupação aos pecuaristas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário