Frete marítimo sobe 300% na Ásia, Vietnã embarca menos conilon e Brasil ganha mais espaço no mercado

Publicado em 08/07/2021 15:44 e atualizado em 08/07/2021 16:31
Guilherme Morya - Analista da Rabobank
Entrevista com Guilherme Morya - Analista da Rabobank sobre o Mercado do Café

Podcast

Entrevista com Guilherme Morya - Analista da Rabobank sobre o Mercado do Café

Download

Logotipo Notícias Agrícolas

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o analista de mercado Guilherme Morya (Rabobank) destaca problemas no maior produtor de café tipo conilon do mundo e comenta os impactos na formação de preços na Bolsa de Londres. De acordo com o especialista, os preços subiram nas últimas semanas, respondendo a queda nas embarcações do Vietnã.

"A gente vem observando que eles estão passando por um momento mais sensível principalmente da Ásia para Europa e isso acaba refletindo em um número abaixo do esperado do que a gente espera para o Vietnã", comenta. Indica ainda que as exportações estão, até o momento, cerca de 22% mais baixas quando comparadas com o mesmo período no ano passado. 

Com a recuperação das economias globais, a demanda pelo transporte de mercadorias aumentou. "A gente vê que esse custo está muito mais alto, fazendo com o que os produtores enfrentem essa dificuldade para disponibilizar o produto principalmente para a Europa e nos Estados Unidos", acrescenta.

Guilherme comenta ainda que na ausência do café vietnamita, o Brasil ganha mais espaço no mercado. "A gente observa que o Brasil vem ganhando uma participação. Diante de um cenário que a gente vê o Vientã mais tímido, a gente vê que outras rotas estão ganhando vantagem", comenta. 

Em relação ao mercado, de forma geral, o especialista comenta que o cenário ainda é de preços firmes, considerando principalmente a quebra de safra do Brasil, a retomada da econima global e aumento de demanda. 

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário