Alerta de temporais em MG aumenta a tensão entre produtores de café, leite, hortifruti e toda infraestrutura no estado, após prejuízos com as últimas chuvas
Podcast
Entrevista com Ana Carolina Alvez Gomes - Analista de Agronegócios do Sistema FAEMG sobre as Áreas de Café em Minas Gerais
![]()
Desde a virada do ano chove bastante no norte de Minas Gerais. Depois de esperar pela chegada das chuvas, as precipitações chegaram com intensidade e aumentam as preocupações na safra 22 que já começou com muitos desafios para o produtor de café. Além da cafeicultura, o sistema FAEMG explica que o cenário é crítico também para a produção leiteira, hortifruti e toda infraestrutura para escoamento da produção.
Nos últimos dias algumas imagens do parque cafeeiro chamaram atenção nas redes sociais, e de acordo com Ana Carolina Alvez Gomes, o levantamento ainda está sendo feito, mas a preocupação do setor é com o aumento da incidência da phoma nas regiões de cafés. "Outras cadeias estão mais fragilidas, como hortifruti e cadeia leiteira", afirmou em entrevista ao Notícias Agrícolas.
Ana destaca ainda que o sinal é de alerta, já que as previsões mais recentes indicam que o final de semana será marcado por mais chuvas no estado. O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (7) alerta vermelha em várias áreas de Minas Gerais, onde as chuvas podem ultrapassar os 100mm/dia, podendo aumentar o transtorno para o produtor.
0 comentário
Exportações globais de café verde aumentaram 9,2% em dezembro, afirma OIC
Melhor perspectiva de oferta segue derrubando os preços do café nas bolsas internacionais
Café arábica recupera perdas e se consolida com ganhos no fechamento da sessão desta 2ª feira (09)
Média de faturamento do café não torrado avança em mais de 20% durante 1ª semana de fevereiro/26
Bebidas com cafeína podem ajudar a proteger o cérebro, diz estudo
Mercado futuro do café segue reagindo as estimativas de maior oferta brasileira para safra/26