HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Matiello: Recuperação no arábica não vem em 2023 e safra do conilon também vai ser menor depois do frio fora de época e excesso de chuva

Publicado em 04/01/2023 15:21 e atualizado em 04/01/2023 16:05
José Braz Matiello - Engenheiro Agrônomo Fundação Procafé
Produtor precisa estar atento e aproveitar as boas chuvas para fazer as aplicações e já pensar em 2024

Podcast

Matiello: Recuperação no arábica não vem em 2023 e safra do conilon também vai ser menor depois do frio fora de época e excesso de chuva

Logotipo Notícias Agrícolas

Observações em campo efetuadas em lavouras de café, nesse último ano, mostram que muitos ramos tiveram seca de ponteiros e houve abortamento de frutinhos, em grande escala, por efeito de falta de reservas nas plantas, após um período de stress hídrico, o que se considera um efeito de caráter fisiológico.

A seca de ramos laterais de cafeeiros, conhecida como  como seca de ponteiros, pode ser associada a dois tipos de problemas – um de natureza fitopatológica, ou seja, quando ocorre o ataque de uma doença e outro de natureza fisiológica, envolvendo carência de nutrientes e falta de reservas na planta.

O abortamento e a  mumificação de frutinhos, da mesma forma que a seca de ponteiros, podem ser devidos à infecção por doenças ou por desequilíbrios no balanço de carboidratos, em ramos ou em plantas fracas, estressadas. 

Matiello 04012
Plantas de café com deficiências, com falta de reservas e com desfolha, em função do stress hídrico, mostram seca de ramos e pequeno pegamento de florada. Verifica-se abortamento e mumificação de frutinhos


No aspecto de doenças, o ataque de Phoma e de Pseudomonas pode provocar perdas devido à seca de ramagem e falhas na frutificação. Neste ciclo agrícola tem havido esse ataque, no entanto, em muitos casos, a causa desses problemas é a condição da ramagem enfraquecida e com poucas reservas. Observa-se que, nesta safra, os cafeeiros entraram em floração bem desfolhados, em função do stress hídrico no período anterior. A floração deu origem à formação de frutinhos que, em seguida, têm apresentado problemas de pegamento. Esta tem sido a razão predominante para a seca de ponteiros e a presença de rosetas com poucos frutinhos e até de frutinhos que secam, se mostrando mumificados.

Para tirar dúvidas, sobre a causa dos problemas de seca de ramos e, principalmente, de abortamento de frutinhos, deve-se verificar o histórico da região, a altitude e condições de temperatura e de umidade da área. Quando se suspeitar de ocorrência das doenças, por Phoma e Pseudomonas, deve-se observar se, além de frutinhos mumificados nas rosetas, existem sintomas das doenças na folhagem e ramagem.
Na condição em que os problemas podem ser causados por falta de reservas nos ramos deve-se verificar o enfolhamento residual dos ramos, ou seja, a presença de folhas velhas. Quando existirem poucas dessas folhas a planta inicia rapidamente a emissão de folhagem nova, em grande quantidade e em curto período, parecendo que esse re-enfolhamento  se torna o dreno prioritário, em detrimento da formação normal dos frutinhos.

Matiello 0401
Detalhe da seca/mumificação de frutinhos com baixo pegamento da florada.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário