Parceria entre setor exportador e Agência da UE ganha ritmo e aumenta credibilidade das informações que comprovam a sustentabilidade dos cafés do Brasil

Publicado em 14/06/2023 13:49 e atualizado em 14/06/2023 14:34
Marcos Matos - CEO do CeCafé
Cecafé segue em debate com União Europeia para encontrar meios de comprovar as boas práticas que são adotadas há anos pelo produtor brasileiro

Podcast

Novas regras de importação e os impactos no café: Parceria entre setor exportador e Agência da União Europeia ganha ritmo e pode aumentar credibilidade das informações que comprovam a sustentabilidade dos cafés do Brasil

 

Estendendo seu trabalho de promoção e defesa da sustentabilidade dos cafés nacionais, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, no dia 9 de junho, de reunião e do 71st London Coffee Dinner, promovidos pela British Coffee Association (BCA), em Londres, Inglaterra.

Pela manhã, o diretor-geral da entidade, Marcos Matos, participou de uma reunião com representantes de países produtores e consumidores de café para discutir os preparativos para a legislação antidesmatamento da União Europeia.

Com participação de embaixadores, diplomatas, órgãos comerciais, empresas e entidades de classe, estiveram representados no debate União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e Suíça, por parte dos países importadores, e Brasil, Colômbia, Vietnã, Indonésia, Etiópia e Quênia pelo lado das nações produtoras e exportadoras de café.

O fórum abordou desafios e compartilhou oportunidades, com os debates evidenciando o preparo do Brasil para liderar os compromissos em termos de rastreabilidade para atender às novas regras do comércio em tempos de governança socioambiental (ESG).

“O Brasil segue no caminho do fortalecimento das estatísticas e da implementação das regras sociais e ambientais, com a devida geração de informações requeridas para acesso a mercados. Com isso, poderemos ser referência aos demais países produtores, que deverão passar pelo mesmo debate interno diante do que é requerido nas novas regulações”, comenta Matos.

Segundo ele, a reunião também direcionou as ações em parceria com a Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) para dar credibilidade e empoderamento às informações geradas pelo Cecafé.

“Estamos em fase final de implantação de nossa plataforma de rastreabilidade e, junto à EUSPA, encontramos o caminho para que a União Europeia acredite as informações que serão geradas por nós. Notamos grandes avanços e o reconhecimento da qualidade e da sustentabilidade dos cafés do Brasil pelos europeus”, revela.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves + Cecafé
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário