Meteorologia alerta para necessidade de agilizar o plantio do milho safrinha nos próximos dias e fugir de veranico na segunda metade de abril no Centro-Norte do país

Publicado em 18/02/2016 12:51
Para o sul de MS e estados do Sul do país as chuvas serão boas, mas o risco de geada aumenta

 

Podcast

Meteorologia alerta para necessidade de agilizar o plantio do milho safrinha nos próximos dias e fugir de veranico na segunda metade de abril

Download
 

O fenômeno climático El Niño, continuará influenciando o clima nos próximos dias. Assim, as chuvas devem ser interrompidas em meados do mês de abril .

Com as chuvas cortando mais cedo, assim como ocorreu em 2010, as lavouras de milho safrinha cultivadas fora da janela ideal poderão ter um desempenho inferior a anos anteriores, quando as precipitações continuaram ocorrendo mesmo com o atraso no plantio.

De acordo com o agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, regiões produtoras como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e o Matopiba, as chuvas devem reduzir em volumes já nas primeiras semanas de abril.

"Isso vai trazer problema para quem deixar para plantar o milho safrinha agora no final de fevereiro e inicio de março, uma vez que o pendoamento dessas lavouras vai coincidir justamente com esse período  de 10 de abril até o começo de maio", destaca Santos.

Em grande parte das regiões produtoras a janela ideal de semeadura se encerra no dia 25 de fevereiro. "Plantios realizados após o dia 05 de março já tem quebra natural, mesmo como foi em ano passado que choveu muito em março, abril, etc", ressalta o agrometeorologista.

Por outro lado, o enfraquecimento do El Niño também pode proporcionar um retorno antecipado das chuvas no outono, logo na primeira quinzena de maio. Assim, os danos causados pelo aproximadamente 20 dias de seca, poderiam ser parcialmente amenizados neste período.

Além disso, o clima sem influencia do fenômeno tende a ter temperaturas mais amenas neste período, o que exigiria uma demanda menor de água pela plantas. Fora isso, o clima mais frio favorece a formação de orvalho e, "pode trazer uma condição mais benéficas para o milho, mesmo ele pendoando neste período de seca", destaca Santos.

Assim, Marco Antônio afirma que, nessas regiões, os produtores deverão avaliar as condições de cada propriedade para fazer a opção ou não de cultivar o milho segunda safra após a janela ideal

Para os estado do sul a situação é um pouco diferente. As chuvas devem ocorrer com normalidade nos meses de março, abril e maio. "Agora, com relação ao frio, há um risco esse ano de entradas de massa de ar já no outono com possibilidade de geada no mês de maio, que vai coincidir com o período de maior vulnerabilidade do milho safrinha", explica Santos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Luiz Meira Freire Luís Eduardo Magalhães - BA

    Tomara que aconteça isso mesmo! Um AgroAbraço para vocês tb!

    0