Chuvas chegam para beneficiar o plantio em todo o Brasil, diz Climatempo

Publicado em 03/10/2016 13:42
Mapas meteorológicos apontam para volumes de 70 a 150 mm em quase todas as regiões produtoras do Centro-norte do país

As previsões climáticas são animadoras ao plantio da soja na safra 2016/17. De acordo com os mapas climáticos da Climatempo, todo o país deve receber volumes significativos em outubro.

Produtores de todo o Brasil aguardam a consolidação das chuvas para dar andamento a semeadura. E de acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, "temos uma grande área de instabilidade, que se formou no Paraguai e norte da Argentina, já avançando sobre o país."

Somente nesta semana são esperados volumes de 50 a 100 mm na faixa central do Brasil, que irão beneficiando a semeadura em algumas regiões e o desenvolvimento das plantas em lavouras que foram cultivadas ainda em setembro.

Já no período entre os dias 09 a 13 as previsões indicam uma redução nos volumes [entre 30 a 50 mm], mas ainda colaborando com regiões importantes de produção agrícola, como o norte do Mato Grosso.

A partir da segunda quinzena do mês, Nascimento afirma que as chuvas devem ficar concentradas no sul do país. Posteriormente, "a tendência é de que sistema avance sobre o restante do Brasil nos últimos dias do mês."

Para ele, de modo geral, as condições de clima para essa temporada devem ser mais favorável às produções agrícolas, sem grandes veranicos ou excesso de precipitações.

O La Niña, que ainda deixa muitas dúvidas aos produtores, também não deve trazer grandes problemas. Segundo o meteorologista as condições do Pacifico indicam um fenômeno de baixa intensidade ou "quase La Niña", a qual ambos não "traria alterações significativas na atmosfera."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • GERMANO ADEMIR CUSTODIA - PE

    Preciso de informações a respeito das chuvas no sertão pernambucano, mais precisamente no sertão do Moxotó. Muito obrigado

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Germano, pesquise no google, digite CLIMATEMPO CUSTODIA PERNAMBUCO

      0