Chuvas mais generalizadas começam a chegar às regiões produtoras em outubro, diz meteorologista do Inmet

Publicado em 06/09/2017 11:53
A partir de meados de setembro, chegam algumas precipitações ao PR, MS, sul de MT e de MG, porém, não tão abundantes que possam permitir o plantio. La Niña já está sendo configurado, deverá ter intensidade, pelo menos, moderada. Confirmado, fenômeno pode trazer chuvas ainda mal distribuídas e veranicos mais prolongados.

LOGO nalogo

Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet, destaca que a frente fria que está prevista para o Sul do Brasil nos próximos dias deve ficar instalada apenas no Rio Grande do Sul e chegando, no máximo, até Santa Catarina e sul do Paraná. Entretanto, há uma frente fria maior que deve vir a partir dos dias 15 e 16, que deve furar o bloqueio e avançar.

Essa segunda frente fria deve passar por São Paulo, provocando algumas chuvas isoladas em boa parte do estado. Também devem receber chuvas os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, centro-sul e oeste do Mato Grosso e sul de Minas Gerais - chuvas estas que devem favorecer o início do plantio.

Os demais estados devem esperar por chuvas ideais para o plantio ao final de setembro, quando o padrão tende a se regularizar de forma mais generalizada e abundante. O ano é de neutralidade climática, embora haja uma estimativa de ocorrência de um La Niña fraco a moderado que influencie o clima durante toda a safra de verão.

Este La Niña não está totalmente configurado. Houve o esfriamento de águas do Oceano Pacífico e, até o momento, os modelos indicam sua presença - mas este cenário pode ser alterado. Lazinski acredita que, caso ocorra o fenômeno, boa parte da primavera e do verão devem ser influenciados por ele.

A tendência também é de que o Matopiba e boa parte da região Centro-Oeste não enfrentem problemas climáticos neste ano. Contudo, deve-se ter uma atenção especial para a região Centro-Sul, que pode não ter um clima tão favorável quanto nas últimas safras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

    Essa é uma ótima notícia para o MATOPIBA, mas só confio no professor Molion..., cadê ele, sumiu????...

    0