Próximas chuvas já dão condições de plantio para a região Sul e parte do MS; MT e GO precisam esperar um pouco mais

Publicado em 25/09/2017 12:41
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Chuvas previstas para o próximo final de semana chegam ao Sul de Minas e aliviam estresse hídrico dos cafezais

LOGO nalogo

Neste final de semana as chuvas voltaram a aparecer no território brasileiro, criando uma tendência positiva para os produtores que estão no aguardo para iniciar o plantio da safra de verão. Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que a região central do Paraná recebeu chuvas de até 32mm com algumas ocorrências de granizo isoladas, embora estas tenham sido rápidas e pontuais.

Também receberam chuvas em menores volumes o norte do Rio Grande do Sul e o extremo sul do Mato Grosso do Sul. A tendência é que, ao longo da semana, essa chuva se espalhe mais um pouco na região Sul, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e Mato Grosso.

A partir de hoje (25), há a previsão de alguns temporais mais isolados, incluindo também o oeste de Santa Catarina e o extremo sul do Mato Grosso do Sul. Este fator ainda não é uma atuação de frente fria e, sim, da circulação do vento na atmosfera, que propicia a formação desses primeiros temporais.

Na quarta-feira (27), uma frente fria começa a se formar no Rio Grande do Sul, se deslocando na quinta-feira (28) e levando chuvas para o Centro-Sul, sudoeste do Mato Grosso, Goiás e Sudeste, mesmo que ainda de forma "espalhada" em algumas localidades. Posteriormente, estas chuvas devem voltar com maior regularidade. O leste do Mato Grosso ainda não tem chuvas previstas nos mapas de 25 de setembro a 02 de outubro.

Almeida, de acordo com os modelos e a observação da atmosfera, acredita que a condição está mais confortável para o plantio no Sul do país. Áreas como o Mato Grosso do Sul, o sudeste do Mato Grosso, Goiás e o Sudeste, em especialmente as lavouras de café no Sul de minas, também devem ser beneficiadas pelas próximas chuvas.

Leia também: 

>> Novos mapas mostram evolução das chuvas para Sul e Sudeste do Brasil

No Matopiba, região que, geralmente, recebe chuvas mais tarde, não há chuvas significativas previstas até o dia 11 de outubro.

Abaixo, veja imagens do Inmet com os acumulados de chuvas para os próximos 7 dias (25/09 a 02/10)

 

mapa com acumulado de 7 dias para inicio do plantio

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário