Padrão de chuvas está mantido, mas atraso na chegada da frente fria pode adiar em 2 dias o início da temporada, diz Inmet

Publicado em 16/10/2017 16:55
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Frente fria que vai romper bloqueio atmosférico só deve chegar no início da próxima semana e atrasar um pouco mais o regime de chuvas regulares na região central do país

Podcast

Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Download

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que, embora o padrão de chuvas previsto pelos modelos esteja mantido, há um pequeno atraso no início dessas chuvas.

Antes, essa chuva chegaria no dia 20 de outubro ao estado do Mato Grosso. Agora, apenas a partir do dia 22 as chuvas irão avançar e chegar aos estados de Mato Grosso e Goiás.

Isso se deve porque terão dois sistemas de origem frontal passando pela região do país. O primeiro avança até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Apenas o segundo, que chega por volta de sexta-feira (20), será capaz de ter força suficiente para afastar a massa de ar quente e seco que ficou estagnada por duas semanas no Brasil central.

A primeira frente fria irá trazer chuvas, mas estas não devem causar algum problema na região Sul. A preocupação se dá mais sobre o segundo sistema. Porém, as chuvas deram uma trégua nas últimas 24 horas, pricipalmente no extremo sul do Rio Grande do Sul. As chuvas mais volumosas ficaram na porção leste da região.

Nesta tarde, há áreas de formação de nuvens de chuvas de 30mm a 45mm. Essas chuvas, que estão próximas do município de Marianópolis, no Tocantins, são irregulares e são influenciadas por um efeito local. Contudo, elas já indicam a quebra de um bloqueio, embora não sejam chuvas regulares.

O último final de semana também foi marcado pelo tempo quente e seco. Alguns estados como Tocantins, Goiás e Mato Grosso receberam temperaturas próximas dos 40ºC, com uma umidade relativa do ar baixa.

Para hoje, o modelo Cosmos do Inmet confirma a previsão das chuvas para o Tocantins e também para o norte do Mato Grosso. Amanhã, a região Sul continuará com poucas chuvas e há uma tendência da manutenção das convexões isoladas. Para quarta-feira, o primeiro sistema de frente fria já começa a se formar na região Sul, avançando na quinta-feira e trazendo mudanças nas condições de chuvas para o Mato Grosso do Sul.

Na próxima semana, dia 23, bem como ao longo de toda a próxima semana, há um padrão bastante chuvoso e favorável para o plantio no Brasil. Pelo menos até o próximo dia 10 de novembro, como aponta o modelo americano, o clima não deverá retornar para o padrão seco.

As previsões, que estão sempre em mutação, ainda devem ser atualizadas nos próximos dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Danilo Julio Antonowiski Paranatinga - MT

    na verdade ninguem sabe de nada! a não ser Deus!! o resto é só lorota!! qualquer um sabe que chove em Novembro em todo Brasil...

    4
    • Francisco Lopes Cambé - PR

      Tu tá certo: O homem faz previsões...mas quem estabelece o caminho é DEUS. ELE HABITA NOS CÉUS E TEM DOMÍNIO SOBRE TUDO E TODOS...

      1