Goiás não recebe chuvas esperadas e nova previsão é somente para o próximo sábado

Publicado em 23/10/2017 17:05
Confira a entrevista com Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
MT, MS, SP e boa parte de MG registram bons volumes e condições são favoráveis para continuidade das chuvas

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que a frente fria avançou e conseguiu romper o bloqueio atmosférico na região central do país, mas que não conseguiu provocar chuva generalizada em Goiás.

Isso se deve porque a atmosfera estava muito quente e seca. Assim, a região central e leste do estado não recebeu volumes significativos. Porém, essa chuva ainda deve chegar: a umidade relativa do ar já aumentou e as nuvens começaram a se formar.

As chuvas foram significativas nos últimos três dias no oeste da Região Sul, no Sul do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso e no centro e oeste de São Paulo, com chuvas que chegaram a ficar acima dos 100mm em algumas regiões.

Na região central, em especial, volumes expressivos chegaram para algumas regiões, com precipitações acima dos 70mm. Todo o estado do Mato Grosso, com exceção das regiões Nordeste e Leste, recebeu esses bons volumes de chuva, conforme era previsto.

De acordo com o modelo americano, há uma tendência de que, nos próximos dias, essa chuva se mantenha na região Central, tendendo a se espalhar mais nas regiões mais críticas a partir do próximo final de semana.

A partir do dia 31 de outubro, o modelo indica que as chuvas devem ser mais volumosas, se estendendo para o norte de Minas Gerais e oeste da Bahia, ocasionando também as primeiras chuvas na região do Matopiba.

Almeida também salienta que todo o sistema mostra que as condições climáticas já estão alinhadas com a Primavera e encaminhando para o Verão. Neste momento, uma massa de ar frio atua na Região Sul, provocando temperaturas negativas, com formação de geadas, fator que não é comum para essa época do ano. Para amanhã, esse sistema deve ir para o Oceano e contribuir para um tempo mais chuvoso.

Essas previsões devem ser atualizadas ao longo da semana, de forma a trazer informações mais precisas para os produtores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Renato Caixeta Patos de Minas - MG

    Este cenário pode impactar na safrinha 18/18

    0
  • Renato Caixeta Patos de Minas - MG

    Já fico imaginando o impacto para safrinha 18/18

    1
  • Tiago Gomes Goiânia - GO

    Pois é, a chuva para o centro de Goiás que era prevista a partir de sábado, com aumento significativo a partir de hoje, simplesmente não veio.... Corregos estão com baixíssimo volume de água. Há muito tempo não lembro das chuvas demorarem a firmar como agora. Se observarmos bem, está havendo um atraso de aproximadamente um mês.

    Pastos continuam secos, penando para rebrotar.

    0
    • Renato Caixeta Patos de Minas - MG

      Realmente Tiago, creio eu que já pode impactar no safrinha 18/18

      1
    • Waldir Domingues Lopes Júnior Nova mutum - MT

      Já impactou...a safra no sudeste goiano o grosso da produção ( Rio Verde Jataí Montividiu Mineiros Chapadão do Céu está com pelo menos 20 dias de atraso.

      2