Corredor de umidade deixa clima bastante instável em toda a faixa Central do Brasil no decorrer desta semana

Publicado em 11/12/2017 15:54
Confira a entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Precipitações volumosas chegaram ao Matopiba no final de semana e devem continuar. Grandes volumes de chuva também são previstos para os próximos dias em Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Minas Gerais. O Sul do país segue com precipitações isoladas.

LOGO nalogo

Conforme o Notícias Agrícolas noticiou na última sexta-feira (08), as chuvas para a região do Matopiba se confirmaram no último final de semana, como destaca Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet. A região Sul, por sua vez, recebeu chuvas rápidas e irregulares, com volumes isolados em alguns pontos.

Uma Zona de Convergência incide sobre a região Central do Brasil, o que forma um corredor de umidade que deve ser persistente ao longo desta semana. O modelo Cosmos, do Inmet, indica que há grandes volumes de chuva aguardados hoje para o norte do Mato Grosso e norte de Goiás. Áreas como o Tocantins e o nordeste de Minas Gerais também devem receber chuvas intensas, para as quais o Instituto emitiu alertas meterológicos.

Na terça-feira (12), o padrão climático deve se manter, com as chuvas também chegando para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Previsão estendida

As previsões mais estendidas, apontadas pelo modelo meterológico norte-americano, dão conta de que as chuvas da parte Central devem permanecer até o final do mês, com redução apenas no sudeste da Bahia e no Espírito Santo. O Sul do país, por sua vez, deve continuar com o padrão de chuvas isoladas.

Além das chuvas, o Brasil também recebe uma alta pressão proveniente da Argentina, que pode trazer nevoeiro para o leste do Mato Grosso, sul e sudeste de Goiás e para a Região Sudeste. Na Região Sul, este fenômeno deve ser responsável pela queda das temperaturas, estas podendo chegar até 5°C nas serras gaúcha e catarinense em plena véspera da entrada do Verão.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (12/12 a 14/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (12/12 a 14/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário