Nova frente fria chega ao Sul do Brasil na próxima semana com previsão de altos acumulados e risco de tempestades

Publicado em 15/12/2017 15:50
Confira a entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Algumas precipitações isoladas atingiram a região Sul nos últimos dias, mas volumes mais representativos são esperados nos próximos dias. As chuvas seguem bastante concentradas na região do Matopiba e em boa parte da região Central do país no final de semana

Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (15) para traçar um panorama do clima no Brasil nos últimos dias, além do que vem pela frente.

Neste momento, as chuvas se mantêm na região do Matopiba. O mapa com imagens de satélite mostrado por Melo destaca que há nebulosidade nessa área, bem como na região Central, exceto Mato Grosso do Sul e na Região Sul, que tem chuvas pontuais, concentradas no Paraná, leste de Santa Catarina e leste de São Paulo. Esta última região, em especial, sofre com o calor intenso.

Contudo, essa realidade deve mudar no próximo final de semana. Uma nova frente fria deve chegar com força avançando pelo Sul do Brasil, trazendo chuvas volumosas, com volumes de até 70mm, que podem vir em forma de tempestades, ventos mais intensos e a possibilidade de queda de granizo do oeste ao sul do Rio Grande do Sul.

As últimas 24 horas mostraram chuvas na região Sul, próximo à Uruguaiana (RS) e uma diminuição dos volumes no estado da Bahia, bem como no Centro-Norte, sendo estas mais isoladas no Tocantins e no Pará.

O modelo Cosmos, gerado pelo Inmet, mostra que, nos próximos dias, as chuvas devem persistir na região Central e na faixa mais oeste do país. Na segunda e na terça-feira, destaca-se que a Bahia e o Espírito Santo continuam mostrando uma grande redução dos volumes, enquanto o Sul do Brasil segue recebendo chuvas.

As previsões mais estendidas também dão conta de que o clima já está se encaminhando para o Verão, com alguns fenômenos como a Alta da Bolívia marcadno presença. Do dia 22 ao dia 30, as chuvas devem se intensificar na região Sul e Sudeste, mas todo o Brasil deve receber bons volumes com a formação de um corredor de umidade.

Alertas do Inmet

O Inmet alerta para chuvas intensas no Mato Grosso e em Goiás hoje e em Minas Gerais para amanhã. A Região Sul tem um alerta ativo em função do calor, mas este fator deve se abrandar com a chegada da frente fria.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário