Chuvas ainda devem ficar concentradas sobre a região Central do Brasil nos próximos dias

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca nesta quarta-feira (31) que as chuvas se confirmaram para o Centro-Norte do Brasil, bem como a região Sul enfrenta uma condição mais escassa. Isso ocorre porque uma circulação de alta pressão empurra toda a nebulosidade para a região sudeste.
Além disso, a Zona de Convergência do Atlântico Sul também segue em ação. O Tocantins chega a ter pontos com acumulados de até 45mm, volumes que tendem a continuar e, até mesmo, aumentar para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
No Sul, as temperaturas ficaram mais baixas, com registros de geadas em algumas localidades. Com a alta pressão se deslocando para o oceano, um leve aquecimento começa a voltar para a região, inibindo a formação de nuvens.
Para os próximos dias, a tendência é que haja uma diminuição drástica para as chuvas no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, Goiás, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, os volumes podem ultrapassar os 100mm.
0 comentário
São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de MG, ES, GO, MS e PR têm alerta para onda de calor até a tarde do Natal
Tempestade causa prejuízo no RS e instituições mantêm alerta para altos volumes de chuvas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (23) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil segue com alertas de chuvas intensas, aponta Inmet
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país