Inmet prevê muita chuva para MT, GO, MG e Matopiba a partir da próxima quinta-feira (08) e recomenda agilidade na colheita

Publicado em 02/03/2018 14:14
Clima na região sul do país persistem chuvoso até a próxima terça-feira (06), exceto para o sul do RS

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), faz um alerta para os produtores do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Matopiba: a partir da próxima semana, há um indicativo de um corredor de umidade se formando e favorecendo um clima com uma nebulosidade mais intensa, com chuvas a qualquer hora do dia.

Se essa previsão viera a se confirmar, a Zona de Convergência do Atlântico Sul irá trazer uma condição chuvosa em toda a parte Central do país e o Matopiba a partir da próxima quinta (8) e sexta-feira (9).

Já o Sul do país teve, ao longo de toda a semana, um tempo mais instável. Houve uma chuva mais significativa no início da semana, acompanhada de queda de granizo, com várias lavouras na região sendo atingidas. Praticamente todo o Brasil, com exceção do extremo norte de Goiás, Bahia, Minas Gerais e extremo norte do Rio Grande do Sul recebeu bons volumes.

Hoje pela manhã, a região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, recebeu 82mm de chuvas concentrada e localizadas ao longo de duas horas - situação que chamou a atenção das estações meterológicas do Inmet, já que uma estação próxima recebeu apenas 33mm no mesmo período.

Para o sábado (03), a condição ainda é chuvosa no centro-norte do Rio Grande do Sul, com chuvas isoladas nos estados da região Centro-Oeste. A partir de quarta-feira (7), os volumes serão mais generalizados no Matopiba, com intensificação na quinta (8). Por conta dos fatores atmosféricos, Almeida acredita que a condição climática pode ser considerada uma invernada.

Nos próximos cinco a dez dias, a mesma distribuição de chuvas é apontada pelo Modelo Americano. A partir do dia 10 de março, haverá um aumento significativo não só dos volumes, mas também da área de abrangência.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário