Bloqueio atmosférico deve impedir avanço de frente fria para regiões do Centro-Sul do país e acentuar veranico em alguns estados

Publicado em 28/01/2019 13:20
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Enfraquecimento do bloqueio atmosférico deve se dar neste próximo final de semana, mas atuação de um vórtice ciclônico mantém condição mais seca

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

 

LOGO nalogo

Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, destacou nesta segunda-feira (28) ao Notícias Agrícolas que um bloqueio atmosférico deve impedir o avanço das frentes frias para o Centro-Sul do Brasil, bem como acentuar o veranico em alguns estados.

Nos últimos dias, as chuvas trouxeram algum alívio para o sudoeste da Bahia, noroeste de Minas Gerais e na região Central. Entretanto, a interrupção deve ocorrer e a situação só deve melhorar depois do dia 6 de fevereiro.

Entretanto, algumas áreas que estavam com déficit hídrico receberam novos volumes. Houve uma concentração sobre parte de Goiás, parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Agora, as chuvas que devem ocorrer na região Central devem ser apenas pontuais. Posteriormente, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, vindo da Bahia, deve influenciar novamente a região Central. O "miolo" desse Vórtice é, normalmente, sem chuvas.

Estas são previsões sujeitas à alteração, de forma que é importante que cada produtor fique atento às condições particulares de sua região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Lucas Soares Sete Lagoas - MG

    O veranico em Minas Gerais está presente desde 6 de janeiro, e não começando agora! No último final de semana a região central não recebeu quase chuva nenhuma. Fevereiro é aguardado ansiosamente!

    3
  • Eliane Lopes

    Gostei muito! Explicações do Inmet dadas de forma bem esclarecedora. Bem acima da média! Seria legal um novo vídeo no final da semana.

    1
  • Amon Ra

    O meteorologista Mamedes, do Inmet, consegue esclarecer bem como funcionam as previsões de chuvas e a circulação atmosférica, ... já os demais canais de previsão deixam muito a desejar. Parabéns.

    2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      SR MAMEDES (Inmet): todos os produtores dão a partida sempre pensando em duas safras. No entanto, o regime de chuvas nao e' igual em todas as regioes do Brasil... Existe a possibilidade de jogar seguro?? Eu entendo que, entre querer as duas, seria melhor perder a safrinha do que perder a safra da soja... EXISTE ALGO QUE SE POSSA FAZER NESSE SENTIDO??

      0