Bloqueio atmosférico deve impedir avanço de frente fria para regiões do Centro-Sul do país e acentuar veranico em alguns estados

Publicado em 28/01/2019 14:20 e atualizado em 28/01/2019 17:05
7889 exibições
Enfraquecimento do bloqueio atmosférico deve se dar neste próximo final de semana, mas atuação de um vórtice ciclônico mantém condição mais seca
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

 

LOGO nalogo

Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, destacou nesta segunda-feira (28) ao Notícias Agrícolas que um bloqueio atmosférico deve impedir o avanço das frentes frias para o Centro-Sul do Brasil, bem como acentuar o veranico em alguns estados.

Nos últimos dias, as chuvas trouxeram algum alívio para o sudoeste da Bahia, noroeste de Minas Gerais e na região Central. Entretanto, a interrupção deve ocorrer e a situação só deve melhorar depois do dia 6 de fevereiro.

Entretanto, algumas áreas que estavam com déficit hídrico receberam novos volumes. Houve uma concentração sobre parte de Goiás, parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Agora, as chuvas que devem ocorrer na região Central devem ser apenas pontuais. Posteriormente, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, vindo da Bahia, deve influenciar novamente a região Central. O "miolo" desse Vórtice é, normalmente, sem chuvas.

Estas são previsões sujeitas à alteração, de forma que é importante que cada produtor fique atento às condições particulares de sua região.

Por Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte Notícias Agrícolas

3 comentários

  • Lucas Soares Sete Lagoas - MG

    O veranico em Minas Gerais está presente desde 6 de janeiro, e não começando agora! No último final de semana a região central não recebeu quase chuva nenhuma. Fevereiro é aguardado ansiosamente!

    3
  • Eliane Lopes -

    Gostei muito! Explicações do Inmet dadas de forma bem esclarecedora. Bem acima da média! Seria legal um novo vídeo no final da semana.

    1
  • Amon Ra -

    O meteorologista Mamedes, do Inmet, consegue esclarecer bem como funcionam as previsões de chuvas e a circulação atmosférica, ... já os demais canais de previsão deixam muito a desejar. Parabéns.

    2
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      SR MAMEDES (Inmet): todos os produtores dão a partida sempre pensando em duas safras. No entanto, o regime de chuvas nao e' igual em todas as regioes do Brasil... Existe a possibilidade de jogar seguro?? Eu entendo que, entre querer as duas, seria melhor perder a safrinha do que perder a safra da soja... EXISTE ALGO QUE SE POSSA FAZER NESSE SENTIDO??

      0