Bloqueio atmosférico enfraquece e região central do país volta a ter chuvas generalizadas a partir de terça-feira (05)

Publicado em 01/02/2019 15:50 e atualizado em 01/02/2019 16:27
2104 exibições
Região Sul do país deve ter clima mais seco ao longo da próxima semana
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

 

LOGO nalogo

No início desta semana, Mamedes Luiz Melo, meterologista do Inmet, destacou que haveria um período de estiagem na região Centro-Sul do país por conta de um bloqueio atmosférico e da atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que atrasaria o avanço de frentes frias.

Essa tendência se confirmou e, hoje (01), o tempo continua seco na região. Entretanto, as chuvas devem voltar para a região a partir do domingo, quando o bloqueio atmosférico irá se dissipar.

Assim, volta a tendência de chuvas normais, com bons volumes e generalizadas, com uma concentração de 30mm a 60mm. É um forte indício, também, de que a Zona de Convergência do Atlântico Sul pode se formar na próxima semana.

A notícia ruim, entretanto, vai para os produtores do Sul do país, já que as chuvas devem parar novamente e ficarem concentradas na parte Central, atingindo também São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Nos últimos dias, as temperaturas altas predominaram sobre as regiões mais secas. São Paulo e Mato Grosso do Sul tiveram temperaturas na casa dos 38°C. No Rio de Janeiro, chegou a 40°C.

Por Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte Notícias Agrícolas

Nenhum comentário