Centro Sul do Brasil terá frio generalizado com risco de geada em algumas regiões a partir do final de semana

Publicado em 21/05/2019 11:57 e atualizado em 21/05/2019 14:44
1829 exibições
Frente fria provoca chuvas rápidas no Sul e parte do Sudeste a partir desta quarta-feira (22)
Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou nesta terça-feira (21) que as temperaturas, com a aproximação do inverno, devem ficar em queda nos próximos dias, com possibilidade de geada.

Há uma maior passagem de frentes frias e uma maior passagem de ar de origem polar. A condição de redução das chuvas também começa a aparecer. Há um "grande vazio" na região Central e na região Sul. As chuvas ficaram mais concentradas na faixa leste, trazendo bastante transtorno para a população. A chuva de intensidade mais fraca em Minas Gerais pode prejudicar o café.

Neste momento, as imagens de satélite mostram bastante instabilidade sobre a região Sul, o que permite um ar mais seco em toda a região Central. As instabilidades são mais significativas na porção Norte do país, com a chuva mais concentrada na faixa leste, pegando Alagoas e Rio Grande do Norte.

Também existe um indicativo de aprofundamento do Cavado invertido, canalizado na região Central. A partir de amanhã, esse sistema avança sobre toda a a Argentina. Na quinta-feira, o sistema chega à região Sudeste com mais intensidade.

No final de semana, está prevista uma queda das mínimas e, embora ainda devam ser observadas as próximas rodadas do modelo, há um cenário propício para geadas.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário