Inmet alerta para o risco de geadas fortes no próximo domingo (04) nos três estados do Sul do país e parte do MS

Publicado em 02/08/2019 12:14
Naiane Araújo - Meteorologista do INMET
Massa de ar polar intensa vai derrubar as temperaturas do Rio Grande do Sul ao Amazonas

 

Podcast

Entrevista com Naiane Araújo - Meteorologista do INMET sobre a Previsão do Tempo

Download

 

Paraná registra temperatura negativa na madrugada; Massa de ar frio também derruba temperaturas no Rio Grande do Sul

O Paraná amanheceu gelado na manhã deste sábado (3) em grande parte das regiões. A menor temperatura do estado foi em São Mateus do Sul, com -1,3 graus Celsius (ºC). Também registraram temperaturas negativas, os municípios paraenses de Inácio Martins, Clevelândia, Palmas, União da Vitória, Guarapuava, Pinhão e Entre Rios. Esta foi a segunda onda de frio no estado, desde o início do ano.

Para o final de semana, uma massa de ar frio também derruba as temperaturas no Rio Grande do Sul. O sol aparece no decorrer do dia, mas não é suficiente para esquentar. A noite as mínimas deverão ser próximas de 0 ºC em várias cidades. Em pontos isolados haverá temperaturas negativas. Em Porto Alegre, sol predomina ao longo deste sábado, mas a máxima não passa dos 15ºC.

Massa de ar frio atingirá o Rio de Janeiro no final de semana (InMet)

A chegada de uma massa de ar frio provocará queda acentuada de temperatura no estado do Rio de Janeiro nesse final de semana.

No domingo, a capital fluminense pode, inclusive, registrar a tarde mais fria do ano na cidade.

A Figura 1 apresenta a temperatura máxima prevista para a tarde de domingo (04/08), ou seja, a tendência é de que a temperatura máxima fique em torno de 20°C na cidade do Rio de Janeiro. 

Figura 1: Temperatura máxima prevista para a tarde de domingo (04/08).

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chance de neve na Serra catarinense que pode durar até hoje sábado (3), com perigo potencial para pequenos acidentes e acúmulos de até 5 centímetros de espessura de neve.

As condições propícias para o fenômeno, que incluem muito frio, umidade alta e chance de chuva fraca estarão presentes para nevar nas Serras catarinense e gaúcha. Ontem (2) houve relatos de chuva congelada em São Joaquim (SC).

 

LOGO nalogo

Inmet alerta para o risco de geadas fortes no próximo domingo (04) nos três estados do Sul do país e parte do MS

As previsões climáticas indicam riscos de geadas fortes para o próximo domingo (04) no sul do Brasil e parte do Mato Grosso do Sul. Além disso, a frente fria vai proporcionar uma umidade para a área central do país, sendo que nos últimos dias os valores ficaram próximos de 20% e deve ficar ao redor de 40%.  

De acordo com a Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Naiane Araújo, está confirmada a massa de ar frio com forte intensidade que vai atingir o Brasil no decorrer do final de semana. “Na manhã desta sexta-feira temos a frente fria avançando pelo o sul do país que já se encontra na altura do estado de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul”, afirma.

No entanto, a frente fria não vai proporcionar volume de precipitações significativas e a expectativa é que o acumulado fique ao redor de 10 a 20 mm no Rio Grande do Sul. “A frente não deve levar muita chuva, mas conforme a massa de ar frio na retaguarda vai trazer temperaturas mais baixas. Já temos notícia de chuvas congeladas em pontos mais altos do Rio Grande do Sul”, comenta.

Veja também: Clima: Fim de semana será frio no Centro-Sul do país. Sábado pode ter geadas em áreas dos três estados da região Sul

INMET DIVULGA BALANÇO DAS CONDIÇÕES DE TEMPO EM SÃO PAULO-SP NO MÊS DE JULHO DE 2019


O INMET divulgou hoje (01/08/2019) em seu portal o balanço das condições de tempo na capital paulista no mês de julho de 2019.

O acumulado mensal de chuva na estação meteorológica do Mirante de Santana ficou muito acima da média e é o segundo maior  da série histórica do Inmet para julho iniciada em 1943. O mês se encerra com 156,0 mm. O valor médio de referência para o mês é de somente 47,8 mm, ou seja, este ano choveu em julho mais de 300% que a Normal Climatológica mais recente (1981-2010).

Em termos de temperatura, a menor temperatura do mês foi de 6,5°C no dia 07, a menor temperatura registrada em 3 anos, sendo superada pelos 3,5°C do dia 13/06/2016, ocasião em que houve ampla formação de geada na capital. Em se tratando do mês de julho é a menor temperatura em 6 anos, desde julho de 2013, quando foi verificado 5,2°C.

Veja o Balanço completo em:

https://www.inmet.gov.br/portal/notas_tecnicas/2019/BOLETIM-SP_CAPITAL_JULHO_2019.pdf

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
NotíciasAgrícolas/Inmet/AgBrasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário