Chuvas se intensificam nos estados do Sul do país na próxima semana com volumes de 30mm a 70mm . Região Central segue seca
Podcast
Previsão do Tempo - Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Download
As previsõs climáticas para os próximos dias do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, indicam a volta da chuva para a região sul do Brasil. De acordo com Francisco de Assis Diniz, do Inmet, as chuvas acontecem devido a passagem de uma frente fria. "Chuvas bem significativas e deverão ocorrer desde o final de semana até o decorrer da semana", afirma.
Os dados do Inmet indicam que poderão acontecer quedas nas temperaturas já na próxima segunda-feira (2). O produtor da região Sul ainda não precisa se preocupar com grandes geadas, já que a previsão indica que apenas a serra de Santa Catarina poderá ser atingida nos próximos dias. As chuvas também podem atingir o Acre, Rondônia e o Amazonas, podendo ajudar a minimizar os focos de queimadas na região.
Já a região Central do país continuará com o tempo seco, sem previsão de chuvas significativas para os próximos dias. Podem ocorrer chuvas pontuais em algumas regiões do estado de São Paulo, mas segundo Francisco, ainda não será o momento ideal para iniciar o plantio, já que as previsões ainda não indicam a volta total da chuva. A umidade relativa do ar também deverá ficar baixa em grande parte do Centro do país.
O Inmet indica ainda que o mês de setembro poderá ser irregular na região Central do país. As previsões mais avançadas indicam que as chuvas poderão acontecer abaixo do normal. Com exceção do Rio Grande do Sul e Paraná, que poderão ter chuvas significativas.
0 comentário
Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre
Novo alerta de tempestades para o Sul e Sudeste a partir deste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil
La Niña ainda persiste, mas transição para neutralidade é esperada no 1º trimestre de 2026