Nova rodada de chuvas chega ao Paraná a partir de quarta-feira (25). Chuvas também estão previstas para o Triângulo Mineiro e GO

Publicado em 23/09/2019 14:18
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Primavera começa com irregularidade nas chuvas na região central do país

 

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

 

LOGO nalogo

A primavera começou oficialmente em todo o hemisfério sul nesta segunda-feira (23). Segundo dados do Inmet, uma nova rodada de chuvas chega ao Paraná a partir de quarta-feira (25). Chuvas também estão previstas para o Triângulo Mineiro e GO.

De acordo com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, as chuvas que já aparecem nos mapas ainda não sinalizam a temporada de chuva. "Em anos que tem atraso da chuva, por exemplo em 2017, também tivemos isso. Quando tem atraso isso sempre acontece. Teremos uma primavera mais irregular com temperatura mais elevadas e mais secas”, explica. 

Produtores do estado do Paraná, que aguardam a chegada da chuva para iniciar o plantio, tiveram algumas chuvas nos últimos dias. Segundo Francisco, até domingo (22) choveu cerca de 30 milímetros no norte do estado. Diante deste cenário, o produtor que puder esperar, deve ter um pouco mais de paciência antes de iniciar a semeadura da soja, tendo em vista que as chuvas ainda ficarão irregulares em outubro. 

Já em Santa Catarina as chuvas foram mais significativas, ficando em torno de quase 100 milímetros. Na região do Mato Grosso as chuvas ficaram entre 50 e 70 milímetros. 

>>> Veja também: Primavera começa nesta 2ª com irregularidade de chuvas e altas temperaturas; plantio deve atrasar

Devido a passagem de uma frente fria, os mapas indicam mais chuvas com o mesmo volume para o Paraná, chuvas mais intesas no sudeste de Minas Gerais, sul de Goiás, Triângulo Mineiro e oeste do Mato Grosso. "Há uma condição, como a gente estava prevendo, de ter chuva em algumas partes central do Brasil no decorrer da semana", afirma. Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem receber as chuvas mais volumosas, podendo ficar acima de 100 milímetros. 

Confira a previsão completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário