Chuvas irregulares persistem em boa parte da região Central do país na segunda quinzena de outubro

Publicado em 07/10/2019 12:49
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Regularização das chuvas só a partir de novembro. Até lá, produtor deve evitar riscos desnecessários

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

A irregularidade das chuvas na região central do país devem continuar nas próximas duas semanas. Produtores que já estão preocupados com o atraso de chuvas na região e com o atraso no plantio, devem ficar atentos e evitar riscos desnecessários nos próximos dias. De acordo com os dados do Inmet, informados ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (7), a regularização das chuvas só deve acontecer a partir de novembro. 

Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, explica que as frentes frias estão chegando em alguns pontos, mas que não conseguem evoluis graças aos bloqueios que acontecem na atmosfera. "Passa de 20 de outubro e ainda não está apresentando mudança", afirma analisando os mapas.

Ele reforça ainda que é preciso que o produtor fique atento e não se empolgue com chuvas que podem acontecer em alguns pontos. "Outubro de chuvas irregulares. Isso novamente vem confirmando de apenas acontecer chuvas em pontos isolados", explica. 

Para esta semana, estão previstas chuvas significativas em São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás, regiões sudeste, centro e leste do Mato Grosso. As condições de chuvas devem permanecer até o final de semana. Mais uma vez, a região sul do país receberá chuvas volumosas.

Segundo Francisco, a condição climática deve atingir também o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Entretanto, produtores da região norte do Paraná ainda continuarão com chuvas irregulares. "A situação não deve ser regularizada nas próximas duas semanas. Vai continuar com chuvas irregulares, chuvas fracas", comenta.

Últimos dias

Nos últimos dias algumas regiões do país, incluindo o centro do Brasil, tiveram algumas chuvas. Segundo o Inmet, a região sul confirma a boa condição e teve chuvas entre 100 e 150 milímetros. Em Santa Catarina choveu entre 50 e 60 milímetros e no sul do Paraná entre 40 e 60 milímetros. Já no norte do Paraná choveu entre 10 e 15 milímetros. 

O sul do Mato Grosso do Sul teve chuvas entre 20 e 40 milímetros. Já no Mato Grosso, alguns pontos tiveram chuva de 60 e 80 milímetros  com exceção da parte leste e sudeste, que mantiveram as chuvas irregulares e de baixo volume no final de semana. Litoral da Bahia e Espírito Santo registraram chuvas de 60 milímetros. 

Confira a análise completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário